O primeiro avião de passageiros totalmente elétrico do mundo fez seu voo inaugural na terça-feira 27.
O protótipo decolou do Aeroporto Internacional de Grant County, em Washington, nos Estados Unidos. O voo durou apenas oito minutos e atingiu uma altitude máxima de cerca de mil metros, com poucas manobras durante o período no ar.
“Isso é história”, comemorou Gregory Davis, presidente e CEO da Eviation, empresa israelense fabricante da aeronave. “Não vimos a tecnologia de propulsão mudar na aeronave desde que passamos do motor a pistão para o motor a turbina, em 1950.”
Com tecnologia de bateria semelhante à de um carro elétrico ou de um celular com 30 minutos de carregamento, o Alice — como foi batizado —, de nove passageiros, poderá voar por uma hora.
O avião tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 530 quilômetros por hora. Para referência, um Boeing 737 tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 1 mil quilômetros por hora.
A empresa espera usar as informações coletadas durante o voo de terça-feira para revisar os próximos passos e entregar aeronaves aos clientes até 2027.
“Na verdade, geramos, francamente, terabytes de dados com os sistemas de aquisição de dados que tínhamos na aeronave, então vamos levar algumas semanas e revisá-los para ver como a aeronave se comporta em relação aos nossos modelos e nossas análises”, disse Davis.