Depois que gangues tomaram o controle de Porto Príncipe, capital do Haiti, o primeiro-ministro, Ariel Henry, renunciou ao cargo. O anúncio foi feito pela Comunidade do Caribe (Caricom), na madrugada desta terça, 12.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
“Reconhecemos a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry, para o estabelecimento de um conselho de transição presidencial e a nomeação de um primeiro-ministro interino”, anunciou o presidente da Guiana, Irfaan Ali.
+ Criminosos libertam 4 mil presos no Haiti, e governo decreta toque de recolher
O presidente, que assumiu temporariamente o posto de líder do bloco caribenho, se reuniu na Jamaica com autoridades para articular todo o processo de mudança de poder.
Assim que estiver formado, o conselho de transição terá autoridade de Presidência. Caberá à organização estabelecer conselhos provisórios, como o eleitoral e o de segurança nacional, até a eleição de um novo governo.
Gangues exigem renúncia do primeiro-ministro do Haiti
A saída de Henry foi uma exigência das gangues, que estão tomando as ruas do país. Nas redes sociais, o primeiro-ministro publicou um vídeo para informar que sua renúncia será concretizada somente quando a instalação do conselho de transição for oficial.
+ Em meio a ‘pesadelo absoluto’ no Haiti, ONU recomenda intervenção no país
“Quero agradecer ao povo haitiano pela oportunidade que me deram”, disse. “Façam de tudo para que a paz e a estabilidade voltem o mais rápido possível”.
Henry assumiu o governo em 2021, logo depois do assassinato do então presidente do Haiti, Jovenel Moïse.
Quando alguém renuncia a pedido de gangues é porque o país tá perdido. Já, já o Lula declara apoio.
Papadoc, Babydoc e agora Ganguedoc.
Haiti tá só engatinhando em relação ao Brasil. Aqui, a gangue manda já manda no país há muito tempo e se o líder for preso, os homens de preto da Suprema cara de pau mandam soltar o meliante. E quem ousar questionar o sistema de eleição que não permite auditoria é chamado de antidemocrático e dá-lhe o pau!
Quando bandidos exigem algo e o governo atende, significa que o país acabou.