O primeiro-ministro do Peru, Anibal Torres, renunciou ao cargo. O pedido foi aceito pelo presidente Pedro Castillo nesta sexta-feira, 25. Torres, um fiel aliado de Castillo, é o quarto nome a abandonar o governo de esquerda, que está no poder desde julho de 2021.
Com a renúncia, Castillo, que vive uma longa batalha entre os Poderes Executivo e Legislativo, terá de reorganizar seu gabinete mais uma vez.
Anibal Torres havia desafiado o Congresso — controlado pela oposição — a um voto de confiança na semana passada. Mas os parlamentares se recusaram a realizar tal votação ontem. O instrumento do voto de confiança visava a pressionar o Congresso em meio às tensas relações entre os dois Poderes. Se o pedido fosse rejeitado, Torres e todo o gabinete de ministros teriam sido forçados a renunciar. Na semana passada, Torres disse que interpretaria a ausência de votação como equivalente à rejeição do voto de confiança.
Castillo, no cargo desde julho de 2021 para um mandato de cinco anos, já enfrentou duas tentativas de impeachment pelo Congresso, e responde a seis investigações fiscais, por suposta corrupção envolvendo sua família e seu grupo político.
“Tendo aceitado a renúncia do primeiro-ministro, a quem agradeço por seu trabalho em nome do país, renovarei o gabinete”, disse Castillo, em um discurso transmitido nacionalmente pela televisão. “Peço ao Congresso que respeite o Estado de Direito, os direitos do povo, a democracia e o equilíbrio dos Poderes do Estado”, acrescentou Castillo.
No fim…sobra sempre para o povo. Agora vamos ter q fazer greve em frente ao Congresso? Eles recebem salários e nós temos q trabalhar de graça…em frente ao congresso, em Frente aos quartéis….PQP
Esse aí se vier pra posse do Lula, arrisca não conseguir voltar.
ESQUERDA SENDO ESQUERDA.
Peru, Colômbia, Bolívia nem na copa do Mundo estão
Argentina está mas é um fiasco
Sempre a mesma historinha, o mesmo conto. COMUNISTAS GRITANDO DEMOCRACIA, ESTADO DEMOCRARICO DE DIREITO, vão a mer. … cambada de F D P
Pode ser fal6a de ânimo pelo comunismo.
Se não dão conta de dominar um Perú, não é aqui que irão se dar bem
Quem poderia imaginar que um governo de esquerda no Peru seria corruPTo a esse ponto…