A oposição à ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela convocou um protesto para esta quarta-feira, 11, em Caracas e outras capitais latino-americanas. O objetivo é pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que intervenha pela libertação dos presos políticos no país.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em Caracas, os manifestantes planejam se reunir às 10 horas na Praça Bolívar de Chacao e marchar até a embaixada brasileira.
“Nos mobilizamos, na Venezuela e no mundo, para a sede diplomática do governo brasileiro para solicitar sua mediação na libertação de todos os presos políticos e o fim da repressão”, afirmou o partido Vente Venezuela, sob a liderança de María Corina Machado, nas redes sociais.
Veja a publicação do partido Vente Venezuela no Instagram:
Para chamar atenção de Lula, protesto na Venezuela irá à embaixada
De acordo com a ONG Foro Penal, a Venezuela registra quase 1,8 mil prisões com motivações políticas, sendo 1.659 desde o final de julho, depois que o Conselho Eleitoral do país declarou a vitória de Maduro nas eleições.
A maior parte dos detidos são homens (1.568, comparados a 225 mulheres), sendo 1.636 civis e 157 militares, além de 59 adolescentes.
Aumento da repressão na Venezuela
A Venezuela enfrenta a terceira maior onda repressiva deste século. No último sábado, 7, o candidato da oposição, Edmundo González, que teria vencido pleito presidencial, deixou o país rumo à Espanha, país ao qual solicitou asilo político.
+ Blinken declara apoio a González: ‘Venezuelanos votaram pela mudança’
O Brasil não reconheceu a reeleição de Maduro, mas também não declarou vitória da oposição, ao contrário de outros seis países latino-americanos e dos Estados Unidos. A diplomacia brasileira argumenta que é necessário manter canais de comunicação com o governo de Caracas.
Em entrevista na sexta-feira 6, Lula afirmou que não romperá relações com Maduro.
Leia também: “Maduro rejeita reunião com Lula“
Q excelente ideia. Ele vai c certeza interceder!
Peguem sua senha e entrem na fila. Primeiro temos que libertar os milhares de presos políticos do brasil, por incrível que possa parecer.
Pelo Luladrão, vão apodrecer na prisão ou serem mortos.. Vagabundo daqui é identico ao ditardorzinho Maduro. Perca de tempo manifestantes, infelizmente!
Perda de tempo. Vcs deveriam é pedir a prisão do meliante.
Por nada não… Sabemos que o desespero é enorme, a injustiça é cruel mas…pedir pro vagabundo liberar presos políticos?? Entrem na fila. Aqui tá igual e o cretino a única coisa que faz é festejar com psicopatas degustando um churrasquinho. É bárbaro, chocante , inacreditável!!!
Espero que os venezuelanos percebam rapidamente que a única coisa que o Lula é capaz é de apoiar Maduro implicitamente ou explicitamente e se for necessário, colocar o Brasil como capacho da ditadura venezuelana. Não esperem nada do Lula, somente decepção, traição e mentiras.
Misericórdia!
O desespero daquele povo é tamanho que restou o Lula como tábua de salvação