O empresário russo Roman Abramovich anunciou neste sábado, 26, que está entregando o comando do Chelsea, um dos maiores clubes da Inglaterra, sediado em Londres.
A atitude do bilionário vem após muita pressão de políticos e da opinião pública britânica sobre sua relação próxima com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na prática, o empresário continua dono do time.
Relacionadas
Na nota em que deixou o comando do clube, Abramovich não citou questão alguma envolvendo a guerra entre russos e ucranianos.
“Hoje estou dando aos curadores da Fundação de caridade do Chelsea a administração e os cuidados do Chelsea FC. Acredito que atualmente eles estão na melhor posição para cuidar dos interesses do Clube, jogadores, funcionários e torcedores.”
O bilionário russo não está vendendo o clube, mas está abrindo mão de qualquer controle por enquanto depois de ser alvo de críticas. A fundação de caridade do Chelsea é presidida por Bruce Buck, que também é presidente do clube. O diretor financeiro do Chelsea, Paul Ramos, também está entre os curadores.
Roman Abramovich assumiu o controle do Chelsea em 2003 e investiu mais de 2 bilhões de libras em quase 20 anos. O time inglês é o atual campeão da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes. Sua fortuna é estimada em 8,4 bilhões de libras.
Todos os bilionários russos espalhadas pelo mundo são comparsas do Putin e financiadores de interesse desse maluco tem que sofrerem retaliações de todas as partes .
A matéria não comenta por que ele será o próximo presidente da Rússia…