O presidente Vladimir Putin incorporou formalmente quatro regiões ucranianas à Rússia nesta quarta-feira, 5. O líder russo assinou a lei anexando o novo território, que representa até 18% da Ucrânia. Essa foi a etapa final do processo de “legalização” de Donetsk e Luhansk, no leste, e Zaporizhzhia e Kherson, no sul. O Kremlin informou ainda que precisa determinar as fronteiras finais do território anexado.
Segundo o Parlamento da Rússia, as pessoas que vivem nas regiões anexadas receberão passaportes russos, o Banco Central da Rússia supervisionará a estabilidade financeira e o rublo russo será a moeda oficial.
Kiev e seus aliados ocidentais dizem que a tentativa de anexação da Rússia é uma apropriação ilegal de terras e nunca será reconhecida, com a Ucrânia dizendo que seu Exército vai recapturar qualquer território ocupado por forças russas.
Como disse Abba Eban: “Os homens e as nações se comportam de forma inteligente depois de terem esgotado todas as outras alternativas”. EUA e Europa não suportam nem ouvir falar em discutir a paz, enquanto gastam bilhões de dólares em armamentos que, no fim, são pagos pelo povo. Inflam os egos, enquanto a indústria bélica fatura o que quer. Tá difícil…