A Rússia assumiu o controle de Lysychansk, a última cidade na região de Luhansk, no leste da Ucrânia, que ainda estava sob controle ucraniano. Os militares da Ucrânia anunciaram no domingo 3 que foram “forçados a se retirar” da cidade.
Com isso, a Rússia tem o controle efetivo de Luhansk, a primeira Província ucraniana a cair para Moscou desde a anexação da Península da Crimeia, no Mar Negro, em 2014.
Nesta segunda-feira, 4, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimentou os militares do país pela vitória. Após seu maior triunfo em mais de quatro meses de conflito, o Kremlin intensifica os ataques na Província vizinha de Donetsk, cuja conquista permitiria o controle de toda a região de Donbass.
Comemorando o triunfo, Putin parabenizou as tropas por “liberarem” a área e disse que os soldados diretamente envolvidos na captura devem descansar.
Com o controle de Lysychansk e sua cidade-irmã, Severodonestk, que caiu no dia 24 de junho, os russos agora têm os caminhos abertos para importantes cidades de Donetsk, como Sloviansk e Kramatorsk, onde há bolsões de resistência. Outra cidade na mira é Bakhmut, um polo industrial que tinha papel-chave para o abastecimento das tropas ucranianas.
Dois dias antes de iniciar a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, Putin havia reconhecido a independência das chamadas Repúblicas Populares de Luhansk e Donetsk, como as chamam os separatistas.
Quando a Ucrânia se render às exigências da Rússia, estará arrasada, será que terá válido a pena? Eis a questão…
Ñ sei que guerra vc tá acompanhando, mas a Rússia ñ tá com mta moral pra fazer exigência pra ninguém ñ, nem pra Ucrânia. Se o contra-ataque previsto para retomar Kerson ocorrer e for bem-sucedido a Rússia já era. Aliás, a Rússia e nada é mesma coisa, graças a Deus. Lugar de país de mantém ditador no poder é no ostracismo.
Sr. Julio:
O sr. França e eu, nós estamos acompanhando a guerra REAL, não a falsa, divulgada pela mídia pro NATO/EU. Na guerra real, sim, Putin está vencendo, como já previsto antes. O sr. é que, provavelmente, está acompanhando a guerra através da mídia pro NWO. Esqueça luta entre esquerda versus direita, aqui. Isso vai muito além de questões ideológicas, meu amigo. Putin não é um diabo e o ator ucraniano, um santo. Aliás, ali, não tem santo e Putin, tentou evitar a guerra, mas o ucraniano, pagou para ver, induzido pelos seguidores da NWO. Ou seja: Putin avisou o que poderia acontecer, mas não foi ouvido por ninguém do lado Ocidental. Abs.