O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ganhou destaque na imprensa internacional na quinta-feira 14 depois de fazer um pedido de desculpas publicamente. O pedido foi dirigido a uma aposentada que reclamou do preço dos ovos.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.
Anualmente, no fim do ano, o governo russo promove uma sessão de perguntas e respostas com a participação da imprensa e da população. Neste ano, a aposentada Irina Akopova fez a reclamação por uma chamada de vídeo. Ela reclamou que os preços dos ovos e do frango haviam disparado.
“Tenha pena dos aposentados! Nós não recebemos milhões em nossas pensões. Resolva isso! Não temos ninguém a quem recorrer”, afirmou Irina a Putin.
A alta do custo de vida na Rússia, que começou uma guerra contra a Ucrânia há quase dois anos, tem sido um problema real para os russos. O próprio Putin admitiu que a inflação deve fechar o ano em patamar próximo a 8%.
“Peço desculpas por isso, mas esse é um fracasso do trabalho do governo”, declarou Putin à aposentada. “Prometo que a situação será corrigida em um futuro próximo.”
+ Putin: guerra acaba somente quando a Rússia vencer
O governo russo aproveitou a oportunidade para anunciar que irá isentar 1,2 bilhão de ovos de impostos de importação no primeiro semestre do próximo ano. É uma tentativa de controlar os preços, que subiram mais de 40% em 2023.
Entendi, os ovos russos fizeram Putin atacar a Ucrânia (a galinha do vizinho bota ovo amarelinho). INFLAÇÃO NO PREÇO DOS OVOS NA RUSSIA!