O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e a autora da série de livros Harry Potter, J.K. Rowling, se desentenderam nesta sexta-feira, 25. Tudo começou depois de Putin afirmar que o Ocidente quer cancelar os russos, como fez com a escritora britânica. A declaração de Putin se deu a uma emissora estatal russa.
“Cancelaram J.K. Rowling, a autora infantil”, disse Putin. “Seus livros são publicados em todo o mundo, tudo porque ela não satisfez as exigências dos direitos de gênero”, acrescentou o presidente da Rússia, ao mencionar que países ocidentais avançam para “cancelar” a cultura russa, que tem mil anos.
As críticas do presidente da Rússia vieram na esteira dos efeitos das sanções econômicas da União Europeia e dos Estados Unidos contra o país.
A controvérsia envolvendo a autora de Harry Potter tem a ver com as críticas dela ao movimento trans. A escritora condena a ideia segundo a qual homens que mudaram de sexo podem desfrutar dos mesmos direitos que mulheres, como uso a banheiros femininos e competições esportivas.
Depois de ser citada do Putin, Rowling reagiu no Twitter. “As críticas à cultura ocidental do cancelamento possivelmente não são mais bem feitas por aqueles que atualmente massacram civis pelo crime de resistência, ou que prendem e envenenam seus críticos. #IStandWithUkraine.”
Critiques of Western cancel culture are possibly not best made by those currently slaughtering civilians for the crime of resistance, or who jail and poison their critics. #IStandWithUkraine https://t.co/aNItgc5aiW
— J.K. Rowling (@jk_rowling) March 25, 2022
Relacionadas
Ataques contra a autora de Harry Potter
Em 2020, Rowling compartilhou um artigo que questionava o termo “pessoas que menstruam”, em vez de mulheres. “Se o sexo não for real, a realidade vivida pelas mulheres em todo o mundo é apagada. Eu conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir sua vida de forma significativa. Não é ódio falar a verdade”, comentou.
A publicação desencadeou ataques, incluindo ameaças de morte contra Rowling, que teve o endereço de sua casa divulgado na internet por trans.
Leia também: “O silêncio não vai salvar você”, artigo Brendan O’Neill publicado na Edição 71 da Revista Oeste
SR. PRESIDENTE PUTIN, JÁ É MAIS QUE HORA DE SE UTILIZAR O “SISTEMA MÃO MORTA”
NÃO TEM OUTRA SOLUÇÃO, DE LOGO FIM NISSO, POR FAVOR!!!
LEMBRANDO, COM CARGA DE COBALTO, OK ?