Morreu nesta quinta-feira, 8, na Escócia a Rainha Elizabeth II, aos 96 anos. A partir deste momento, Charles, de 73 anos, filho mais velho de Elizabeth se torna o rei, pela regra da linha de sucessão ao trono. Charles, que já vinha assumindo aos poucos as funções da mãe, em meio ao avanço da idade de Elizabeth, será o monarca mais velho a iniciar um reinado no Reino Unido.
Charles tinha apenas 3 anos quando sua mãe assumiu o trono. Aos 9 anos, ele se tornou príncipe de Gales, título tradicional do herdeiro do trono britânico. Ele também herdou outros títulos de seus pais, como Duque da Cornualha e Duque de Edimburgo.
Linhagem britânica
O príncipe Charles se torna rei automaticamente após a morte da rainha e cumprirá deveres cerimoniais nos dias seguintes para completar o rito de sucessão ao trono, como viajar pelo país. Ainda sem data definida, uma cerimônia de coroação para o novo rei, que deve assumir o nome de Charles III.
O trono britânico deve ser sucedido sempre pelo filho mais velho do monarca em questão, após sua morte ou abdicação. Depois de Charles, a sucessão do trono britânico é do príncipe William, 38 anos, filho mais velho de Charles com a princesa Diana, morta em um acidente de carro em 1997 em Paris.
Depois dele, em terceiro na linha de sucessão, vem o príncipe George, de 7 anos, filho de William com Kate Middleton. George é sucedido por sua irmã, Charlotte, de 5 anos. Em seguida, aparece o caçula do casal, o príncipe Louis, de 3 anos.
Rainha Elizabeth
Elizabeth foi a mais longeva monarca do Reino Unido e teve o segundo maior reinado da história, atrás apenas de Luís XIV da França. Neste ano, ela completou 70 anos no trono — com a comemoração do Jubileu de Platina. Elizabeth Alexandra Mary se tornou rainha do Reino Unido em 6 de fevereiro de 1952, depois da morte do pai, Rei George VI. Na época, tinha apenas 25 anos.
Relacionadas
Elizabeth II, no entanto, só foi coroada no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia realizada da Abadia de Westminster. Quando foi coroada, Elizabeth II tinha 25 anos.