Sunday Adelaja, o fundador de uma das maiores igrejas da Europa, a Embaixada do Reino Abençoado de Deus para Todas as Nações, conhecida como “Embaixada de Deus”, tornou-se conhecida no mundo todo por ter conquistado uma grande rede de fiéis na Ucrânia.
Embora fosse improvável que um nigeriano fervoroso, encontrasse sucesso em um país com forte tradição ortodoxa, Adelaja conquistou a confiança do povo ucraniano com seu entusiasmo religioso e visão positiva.
Em 24 de fevereiro de 2022, Adelaja acordou com o som de explosões nos arredores de Kiev. Em seguida, descobriu que seu nome estava em uma lista russa de perseguidos.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A história de Sunday Adelaja se assemelha a um roteiro de filme — ou, como muitos dizem, a um filme de Nollywood, a indústria cinematográfica nigeriana. Ele nasceu em Idomila, uma vila extremamente pobre, onde, desde jovem, trabalhou vendendo lenha.
Para superar as dificuldades da vida, Adelaja conseguiu uma bolsa de estudos para estudar na União Soviética, junto com mais de 50 mil africanos durante a Guerra Fria. Sua jornada religiosa teve início depois de uma experiência sobrenatural ao assistir a um pregador evangélico na TV, o que mudou sua vida. Ao chegar em Moscou, ele se deparou com igrejas transformadas em museus pelo regime comunista ateu.
Em Minsk, onde estudou jornalismo, Adelaja se envolveu com grupos clandestinos de estudo bíblico. Ele era determinado, disciplinado e se destacou entre seus colegas. Em 1993, mudou-se para a Ucrânia, que recentemente havia se tornado independente. Logo, conseguiu um emprego em uma estação de TV, tornando-se possivelmente o primeiro apresentador negro da televisão ucraniana.
Igreja do pastor cresceu de maneira impressionante na Ucrânia
Com o tempo, fundou sua igreja, que cresceu de maneira impressionante. Sua congregação atraía milhares de pessoas, e ele se viu no centro de uma tendência global: a ascensão do pentecostalismo. Esse movimento religioso, que enfatiza uma relação pessoal com Deus, ganhou força em muitas partes do mundo, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil e a Nigéria.
O “evangelho da prosperidade”, que prega que Deus deseja que seus seguidores sejam prósperos e ricos, encontrou terreno fértil na Nigéria depois da guerra civil e a crise do petróleo. Esse movimento se espalhou além das fronteiras, e levou os nigerianos a imigrar com sua fé para outros países.
Contudo, sua trajetória também é marcada por críticas. As autoridades ucranianas o acusaram de envolvimento em um esquema financeiro que prejudicou seus seguidores. A acusação sugere que Adelaja usou sua influência para convencer fiéis a investir em um esquema que acabou sendo um golpe.
Alguns acreditam que a fuga dele para a Polônia foi uma tentativa de escapar da Justiça, aproveitando o caos gerado pela guerra. Por outro lado, o pastor nega qualquer envolvimento ilícito e afirma que as acusações foram uma forma de vingança de inimigos políticos. Ele mantém que sua luta contra Putin é pessoal, mas logo se tornou uma luta mundial.