Yoda é o nome do cão policial que mordeu o assassino brasileiro que estava foragido nos Estados Unidos. O cachorro foi o responsável por colocar fim, na quarta-feira 13, a uma caça de 14 dias pelo fugitivo Danilo Cavalcante.
O cão faz parte da patrulha tática de El Paso (Bortac), cidade localizada no Texas, que atua junto à polícia na fronteira dos Estados Unidos com o México. Ele é da raça pastor-belga Malinois, que é definida como versátil, inteligente e confiante.
A captura veio depois de policiais avistarem a cabeça do assassino condenado Danilo Cavalcante, de 34 anos, espiando por área de vegetação rasteira. Eles soltaram o cão que o mordeu e o impediu de fugir até a aproximação dos agentes. Graças a atuação de Yoda, nenhum tiro foi disparado — e o homicida foi preso.
Leia mais: Foto mostra cachorro que capturou o brasileiro Danilo Cavalcante nos Estados Unidos
Segundo o portal Metrópoles, o cachorro policial atacou direto no couro cabeludo de Cavalcante e, então, nas coxas — o que levou o criminoso a se render. “Ele provavelmente sentiu uma dor excruciante”, afirmou o deputado norte-americano Marshall Robert Clark à imprensa.
Perseguição de 14 dias
Danilo Cavalcante fugiu da prisão do Condado de Chester, no Estado da Pensilvânia, em 31 de agosto. Capturado depois de 14 dias de fuga, a busca por ele mobilizou mais de 500 agentes da polícia local, estadual e federal dos Estados Unidos.
O brasileiro foi classificado como “extremamente perigoso” pelas autoridades norte-americanas. Elas chegaram a oferecer recompensa de US$ 25 mil, equivalente a R$ 122,1 mil.
Depois de fugir das autoridades durante duas semanas, ele foi encontrado ontem, em meio a uma pilha de ripas de madeira em área rural. Ele não percebeu que estava cercado e tentou fugir com um fuzil roubado.
Foi então que o cão policial Yoda, em ação precisa, alcançou o criminoso brasileiro e o mordeu para imobilizá-lo. A mordida impediu que Cavalcante seguisse em fuga e deu tempo para que os policiais se aproximassem e efetuassem a captura.
Leia mais: Entenda como Danilo Cavalcante foi preso nos Estados Unidos