Imagens de satélite revelaram mais de 19 mil montanhas submarinas. A descoberta foi divulgada em artigo publicado recentemente pela revista Earth and Space Science.
A pesquisa sobre montanas submarinas foi realizada por uma equipe de oceanógrafos do Instituto Scripps, da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, e da Universidade Nacional de Chungnam, na Coreia do Sul. No estudo, os pesquisadores relatam como os dados do satélite foram usados para medir o acúmulo de água do mar para mapear os vulcões submarinos extintos e ativos.
De acordo com uma pesquisa de 2015, o número de montanhas descobertas era em torno de 24 mil. Com o novo estudo, o número subiu para 43 mil.
As montanhas são criadas pelos movimentos das placas tectônicas ou por erupções vulcânicas. De acordo com os cientistas, as montanhas submarinas servem de habitat para a vida marinha e são importantes para pesquisas.
Montas submarinas: depois de imagens do satélite, cientistas querem encontrar novas espécies no fundo do mar
Fora a descoberta sobre montanhas submarinas, os pesquisadores querem encontrar novas espécies marinhas. Eles acreditam que o conhecimento do mar ajuda a entender os movimentos gravitacionais da Terra e o funcionamento das placas tectônicas.
Algumas imagens de uma espécie marinha encontrada foram postadas no Twitter da Woods Hole Oceanographic Institution. Confira a seguir: