A rede norte-americana Domino’s Pizza, que tem franquias em mais de 80 países, não se deu bem na terra da pizza e está deixando a Itália, depois de sete anos da abertura da primeira filial, em Milão. De acordo com o portal Bloomberg, as últimas 29 lojas foram fechadas nesta terça-feira, 9.
Em outubro de 2015, a Domino’s Pizza anunciou um acordo de franquia com uma rede local — ePizza Spa — e planejava abrir 880 lojas com a promessa de entrega rápida e a expectativa de conquistar os italianos com sua pizza de abacaxi.
No entanto, as pizzarias tradicionais expandiram seus serviços de entrega e assinaram acordos com plataformas terceirizadas, como Deliveroo Plc, Just Eat, Takeaway.com ou Glovo.
Em relatório de investidores que acompanha os resultados do quarto trimestre de 2021, a ePizza atribuiu o problema “ao aumento significativo do nível de concorrência no mercado de entrega de alimentos”.
Em abril passado, um tribunal de Milão concedeu à rede norte-americana proteção legal dos credores por 90 dias — uma espécie de concordata ou recuperação judicial. De acordo com um comunicado da ePizza, a empresa tinha € 10,6 milhões (R$ 55,5 milhões) em dívidas no fim de 2020.
Os fechamentos surpreenderam clientes, que foram às redes sociais italianas da Domino’s para perguntar por que suas ligações e pedidos não estavam sendo atendidos ou por que sua loja local havia fechado.
Pizza lixo, dá nisso.
Pizza boa se come na Italia ou se for no Brasil (em pizzarias tipicas, principalmente em Sao Paulo ou algumas regiões do Sul onde tem bastante descendente de Italiano.
Queijo bom é em Minas.
Churrasco no Rio Grande do Sul.
Acarajé na Bahia.
Pato no Tucupi no Pará.
E assim em cada região uma identidade e de preferencia que não seja copiada por outra região…
Replicando o que Alberto comentou abaixo:
“Pois deve fazer o mesmo no Brasil, principalmente em São Paulo onde em algumas pizzarias se come melhor ou tão bem como na Itália. A Pizza Hut deveria fazer o mesmo.
Domino e Pizza Hut certamente se deram bem na Bahia, Rio, Alagoas, Pernambuco e por aí vai. Funkeiros devem adorar Dominó e Pizza Hut.”
E complementando a idéia: Cada local do mundo tem suas peculiaridades e é importante mante-las com suas caracteristicas, pois assim mantem sua essencia. Alguns intrometidos querem ganhar dinheiro copiando e fazendo o que no caso citado (pizzas) é a especialidade secular da Itália e tambem sua referencia.
Foi bom que não deu certo para a Dominos para assim não influenciara a Italia com seu estilo fast-food.
Pois deve fazer o mesmo no Brasil, principalmente em São Paulo onde em algumas pizzarias se come melhor ou tão bem como na Itália. A Pizza Hut deveria fazer o mesmo.
Dominó e Pizza Hut certamente se deram bem na Bahia, Rio, Alagoas, Pernambuco e por aí vai.
Funkeiros devem adorar Dominó e Pizza Hut.
Nada indica que seja uma sanção econômica contra a Itália. Mais do que uma retirada desastrada, dessa vez parece mais uma entrada mal planejada.
Podem tentar uma rede especializada em servir feijoada no Brasil, sushi no Japão, eisben na Alemanha ou arroz cozido na China.