O rei Felipe VI e a rainha Letizia enfrentaram uma recepção hostil, em Paiporta, na manhã deste domingo, 3, enquanto visitavam uma das áreas mais afetadas pela recente catástrofe natural na região de Valência, na Espanha.
A inundação resultou em mais de 200 mortes e dezenas de desaparecidos, o que destaca a gravidade do desastre. Depois da reação negativa, a visita real foi cancelada. O monarca solicitou compreensão pela resposta do público ao desastre.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Durante a visita, pessoas na multidão lançaram lama e pedras na direção da comitiva, que estava acompanhada por autoridades locais. Os moradores gritavam palavras como “assassinos” e “fora”, conforme relataram jornalistas presentes. Vídeos nas redes sociais mostram a comitiva cercada por uma multidão enfurecida.
‼️ Lanzan objetos y fango al rey a su llegada a Paiporta: “¡Asesinos!”https://t.co/WdBMbvISwd pic.twitter.com/GAwqOnZuWz
— elDiario.es (@eldiarioes) November 3, 2024
Os seguranças usaram guarda-chuvas para proteger o rei e a rainha dos objetos lançados. Em resposta à recepção calorosa, Felipe VI da Espanha pediu ao público que desse às vítimas “esperança e sua garantia de que o Estado em sua totalidade está presente”.
🇪🇸Lanzan piedras al rey Felipe y Mazón en Paiporta, mientras Sánchez escapaba.
— El Periódico de la Geopolítica (@delageopolitica) November 3, 2024
◾️ Valencia. pic.twitter.com/Dgbfmd7U2D
Tensão na Espanha
A presença das autoridades em Paiporta provocou tensão e empurra-empurra entre os moradores e os seguranças. A busca por sobreviventes continua, enquanto a ameaça de novas chuvas torrenciais persiste.
#ÚLTIMAHORA | Tensión en la visita de los Reyes a las zonas afectas por la DANA: vecinos tiran barro al paso de la comitiva > https://t.co/dAnG2qb9hP pic.twitter.com/MLulO7tuNX
— Informativos Telecinco (@informativost5) November 3, 2024
Mais cedo, a Casa Real informou que Felipe e Letizia visitaram o posto de comando avançado de Paiporta, município com 27 mil habitantes, onde conversaram com moradores. A comitiva planejava visitar também Chiva, outra localidade bastante afetada pelas chuvas.
🤝🏻FELIPE VI🤝🏻
— Joaquínlopez (@lopezjaramago) November 3, 2024
Ahora bien, el único que se ha quedado dando la cara ha sido Felipe, porque Mazón y Sánchez a la huida y escabullirse
Puede gustar a la gente o no, pero solo uno ha dado la cara. 👏🏻🤝🏻#INUNDACIÓN #Valencia #dana#Rey
pic.twitter.com/thoGaJ7q8e
O número de vítimas da inundação subiu de 213 para 217, depois da descoberta de mais três corpos em Pedralba e uma idosa em Letur, na região vizinha de Castela-La Mancha.
⚠️⚠️Imágenes históricas, la Reina de España increpada por el barro por vecinos de la zona cero de Valencia, el Rey Felipe intenta acercarse a los vecinos aún en medio de la indignación.
— Mag Jorge Castro🇨🇺 (@mjorgec1994) November 3, 2024
Sánchez se ha perdido entre la multitud.
pic.twitter.com/i1YxmmLYZG
O papa Francisco pediu aos fiéis no Vaticano que “rezem por Valência e pelo resto do povo espanhol que sofre muito nestes dias”. A costa valenciana está novamente sob alerta laranja, em virtude da previsão de fortes chuvas, conforme informou a Agência Meteorológica do Estado Espanhol (Aemet).
AHORA I Disturbios en Valencia tras la llegada del rey Felipe VI al lugar de las inundaciones. Hay al menos 214 muertos. https://t.co/3YQ9oOD5as pic.twitter.com/XGwJVpJzMy
— TN – Todo Noticias (@todonoticias) November 3, 2024
O Rei d espanha e sua mulher nada tem a ver com tudo isso. Eles foram prestar solidariedade aos flagelados.
Pior é a atitudo do primeiro ministro que desapareceu.
O Presidente do Governo soça botou o Rei na parada para dividir a responsabilidade mas terminou a culpa caindo toda no Rei. Bem vivaldino, o vigarista.