Restrições de viagens são eficientes e não devem ser suspensas tão cedo

As restrições de viagens podem ser medidas muito impopulares, mas são inegavelmente eficientes para combater a disseminação de epidemias.
-Publicidade-
Aeroporto Internacional de São Paulo
Foto: Divulgação / Delfim Martins
Aeroporto Internacional de São Paulo Foto: Divulgação / Delfim Martins | Aeroporto Internacional de São Paulo

Essas restrições são medidas necessárias para conter o surto da covid-19, pois uma liberação muito precoce pode ter efeitos devastadores

-Publicidade-

As restrições de viagens podem ser medidas muito impopulares, mas mostram-se inegavelmente eficientes para combater a disseminação de epidemias. Em artigo publicado por Danny Buerkli e Yaneer Bar-Yam, do New England Complex Systems Institute, os autores defendem a ideia de que essas restrições não devem ser levantadas tão cedo.

Segundo Buerkli e Bar-Yam, essa medida é a única que pode evitar que a covid-19 se espalhe com velocidade, dando uma chance para que a doença seja controlada. Eles dão o exemplo de Whuan, uma província da China que foi isolada para conter o coronavírus e onde a epidemia começou.

Isso se deve ao fator de propagação do vírus. Usando os números de infectados na China, Coreia do Sul e Irã, os pesquisadores observaram que o número de casos é multiplicado por 1,5 a cada dia. Se aplicadas as restrições, por 1,1.

Com outras medidas, como quarentena, o fator de propagação pode cair para menos de 1, o que é possível somente com grandes esforços e restrições, algo necessário.

Claro que as restrições de voos sozinhas não funcionam, e elas sempre devem ser acompanhadas de outras medidas. Mas têm sua importância e devem continuar em vigor enquanto existir risco. Se ocorrer uma liberação muito cedo, há o risco de que se percam todos os avanços conquistados para a prevenção da doença.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site