Nesta segunda-feira, 4, a Oxford University Press (OUP) anunciou que a palavra do ano é, oficialmente, “rizz”, uma gíria usada pela geração Z, que é composta de quem nasceu de 1995 a 2010. A escolha ocorreu depois de uma votação popular que envolveu outras oito expressões e 30 mil votantes.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
“Rizz” desbancou a palavra “swiftie“, nome dado aos fãs da cantora norte-americana Taylor Swift. A OUP havia escolhido, ao todo, oito expressões para uma votação. Depois, quatro palavras enfrentaram a seleção final: “rizz”, “swiftie“, “prompt” (comandos dados a um programa de inteligência artificial) e “situationship” (relacionamento romântico considerado “não oficial”).
Leia mais:
A editora comemorou a escolha de “rizz”, dizendo ser um reflexo de como as pessoas mais jovens impactam na linguagem utilizada dentro e fora das redes sociais. “Do ativismo ao namoro e à cultura mais ampla, à medida que a geração Z passa a ter mais impacto na sociedade, as diferenças de perspectivas e de estilo de vida também se manifestam na linguagem.”
Afinal, o que é “rizz”?
Acredita-se que “rizz” tenha sido originada por uma redução da palavra “carisma”. Conforme as definições da OUP, a expressão faz referência ao “charme” ou à “capacidade de atrair um parceiro romântico ou sexual”.
Ainda conforme a editora, “rizz” também pode ser usada como verbo — no caso, “to rizz up” — para definir as ações de “atrair, seduzir ou conversar”. Segundo a emissora britânica BBC, a palavra foi popularizada pelo youtuber e streamer Kai Cenat, que utilizava o termo com os amigos.
Leia também: “A palavra ‘mulher’ se tornou proibida na sociedade woke“
O termo ganhou ainda mais popularidade após uma entrevista concedida por Tom Holland ao Buzzfeed. Na ocasião, ele foi questionado sobre o “segredo do seu ‘rizz’” e respondeu ter “‘rizz’ limitado”. O ator namora a também atriz Zendaya.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Cada vez mais o site da Oeste está ficando com jeito de revista Caras… é muito assunto irrelevante.