Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia desenvolveram um robô capaz de voar e andar, por meio da inteligência artificial (IA). Batizado de M4, o protótipo foi apresentado ao público em 28 de junho. O robô tem quatro rodas, que podem se transformar em hélices, quando necessário.
Leia Também: “Cientistas buscam desvendar extinção dos megalodontes”
A IA permite ao M4 “decidir” algumas coisas por conta própria, como qual a melhor forma de locomoção, a depender do ambiente. Ao encontrar um obstáculo difícil de ser ultrapassado a pé, o robô, então, voa.
O nome da máquina é inspirado em suas múltiplas funções: Multi-Modal Mobility Morphobot (algo como “robô metamorfo de mobilidade multimodal”, em tradução livre).
Como a inteligência artificial influencia no transporte do robô
Entre outras habilidades, o robô vem equipado com rodas especiais. Dessa forma, consegue se movimentar em terrenos acidentados. A ciência espera ainda usar o M4 em diversas situações, como, por exemplo, no transporte de pessoas debilitadas.
Além disso, já se fala na utilização do robô para a exploração de outros planetas. Marte é explorada por rovers, robôs semelhantes ao M4, que possuem rodas resistentes, câmeras de alta definição e mecanismos que permitem à máquina ser controlada a partir da Terra.
Leia Também: “Seguranças-robôs já são realidade”