O governo russo anunciou nesta terça-feira, 27, que 96% das pessoas que votaram no referendo realizado nos últimos dias sobre quatro regiões ucranianas ocupadas escolheram a anexação à Rússia. Entre 22% e 28% das urnas foram apuradas.
O chefe do Parlamento russo disse que, com o resultado, as áreas podem ser anexadas em 4 de outubro. A Ucrânia não reconhece os resultados e afirmou que a consulta pública é uma farsa.
A votação ocorreu desde a sexta-feira 23 em quatro regiões da Ucrânia: Donetsk e Luhansk, no leste, e Zaporizhzhia e Kherson, no sul. Juntas, elas respondem por 15% do território ucraniano.
O resultado parcial do referendo, divulgado por meio da agência de notícias estatal russa Tass, abre caminho para o presidente Vladimir Putin anexar as quatro áreas e, a partir daí, anunciar qualquer tentativa da Ucrânia de recuperar o território como uma declaração de guerra.
Em pronunciamento pela TV na semana passada, Putin afirmou que estava disposto a usar armas nucleares para defender a “integridade territorial” da Rússia. Em várias ocasiões, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e autoridades do país afirmaram que a anexação de territórios destruiria qualquer chance de negociações de paz.
Segundo a agência Tass, em Donetsk e Luhansk, com pouco mais de 20% dos votos apurados, mais de 97% dos votos eram favoráveis à anexação. Em Kherson e Zaporizhzhia, mais de 28% das urnas foram apuradas, e a aprovação também superaria os 97%, de acordo com a agência.
Até mesmo o referendo da Rússia é com voto em papel. Mas as sacro santas urnas eletrônicas são confiáveis…
Os referendos devem ter seguido a cartilha do DataFolha.
Não sei o que a Otan prometeu ao ator Zelensky, mas o final do filme é esse. Provocou uma potencia, que independentemente de ideologias, é mais forte, matou milhares de pessoas, destruiu o proprio país, e perdeu 15% das regiões mais ricas.
Que isso sirva de lição para outras nações, nunca entrem numa briga confiando em burocratas de outras nações, na hora do vamos ver a Europa e o EUA tiraram o cavalinho da chuva e a Ucrânia se lascou, o Brasil ( Bolsonaro ) adotou a melhor estratégia possível, se manteve neutro e de quebra garantiu o fornecimento de fertilizantes ao agro por vários meses, se tivesse ido na onda do lacradores uma hora dessas o pacote de arroz estaria uns 50 reais na prateleiras dos supermecados!
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Preferiram a boa briga ao invés de um mau acordo! Agora chorem. Vamos ver quem cairá primeiro.