A Rússia atacou neste domingo, 13, uma base de treinamento militar ucraniana na cidade de Yavoriv, que fica perto da fronteira com a Polônia, membro da Otan.
Mísseis atingiram a extensa instalação que fica a menos de 25 quilômetros do território polonês. De acordo com autoridades da região de Lviv, no oeste da Ucrânia, onde fica a base militar, ao menos 35 pessoas morreram.
Relacionadas
A ação ocorreu após ameaças russas de atacar carregamentos de armas estrangeiras que estão ajudando os combatentes ucranianos. A Polônia é um local chave para encaminhar a ajuda militar ocidental para a Ucrânia.
A instalação, também conhecida como Centro Internacional de Manutenção e Segurança da Paz, tem sido usada há muito tempo para treinar militares ucranianos, muitas vezes com instrutores dos Estados Unidos e de outros países da Otan.
O centro de treinamento em Yavoriv parece ser o alvo mais a oeste atingido até agora na invasão de 18 dias. O local também sediou exercícios internacionais da Otan.
O governador de Lviv, Maksym Kozytskyi, disse que a maioria dos mísseis disparados no domingo “foram derrubados porque o sistema de defesa aérea funcionou”. Segundo ele, além dos mortos, 134 pessoas ficaram feridas.
Caças russos também dispararam contra o aeroporto da cidade ocidental de Ivano-Frankivsk, que fica a menos de 150 quilômetros ao norte da Romênia e a 250 quilômetros da Hungria, países que também são aliados da Otan.
O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, condenou o ataque aéreo da Rússia ao Centro Internacional de Manutenção e Segurança da Paz, chamando-o de “ataque terrorista” à paz e à segurança.
“Instrutores estrangeiros trabalham aqui”, tuitou. “Este é um novo ataque terrorista à paz e segurança perto da fronteira UE-Otan”, acrescentando que “ações devem ser tomadas para impedir isso”.
RS, rapaz… RS seria ótimo né se ELES acertassem ….RS .. lá é uma guerra com armas pesadas… AQUI nós somos apenas expectadores de uma guerra onde apenas um lado ataca e censura o POVO o tempo todo, e só alguns anos a frente iremos ver os resultados dessa batalha chamada STF!!!
Essa guerra nem deveria ter sido iniciada. Putin é megalomaníaco mas pensemos nesse ataque.
Se esse local sempre foi utilizado para treinamento de guerra, o que faria qq outro adversário?
Gostaria de saber se essas 35 “pessoas” que morreram e as mais de 150 que ficaram feridas são “pessoas” soldados ou militares ou “pessoas” civis. Essas histórias da Ucrânia estão estranhas demais. Parece que a Ucrânia não tem exército e nem policia! A Rússia só mata civis ucraniznia enquanto não sabemos qudm mata os russos. Esse é um mistério do leste europeu. Dizem que o Dracula nasceu naquela região.
Os russos vão se aproximando, aproximando, aproximando…, porém nunca chegam, podem chegar até a poucos centímetros da linha da fronteira mas nunca chegam até a essa linha, é como uma assíntota, para os que não conhecem, é uma curva que se aproxima a uma tangente, porém nunca a toca a não ser em um ponto no infinito. Os russos então inventaram a guerra assintótica. Até que um engraçadinho resolva dizer: Ooops! Errei e acertei um polaco, um Lewandovsky da vida.
Vejo com preocupação a linha editorial da Oeste adotada no conflito entre Rússia e Ucrânia, que parece simplesmente repetir o que a grande fake mídia reporta por aí, ignorando os acordos de Minsk ou a situação em Donbass – eles talvez pensem que “Rússia = URSS marxista”, justificando então que se escreva apenas algo negativo contra aquele país. Porém, exatamente o contrário é real, quando vemos o que o totalitarismo globalista está fazendo no Ocidente.
Acordem, jornalistas da Oeste: a história é muito mais complicada do que esse maniqueísmo burro que vcs professam. Ademais, manchetes sensacionalistas como a acima são infantis; a base atacada ESTÁ em território ucraniano, não polonês, mesmo que a distância não seja tão grande.
Manchete sensacionalista com intenção de jogar a opinião contra a Rússia? Parece que a oeste faz parte do grupo de notícias da Globo/Folha
Concordo. Não há inocentes nessa história.
Quem mexe com fogo é porque quer se queimar
Apesar de trazerem terror, chamar de ataques terroristas o que acontece numa guerra aberta e declarada apenas minimiza o que os reais terroristas fazem quando explodem uma bomba dentro de trem lotado ou jogam aviões em prédios com milhares de pessoas dentro. É um tanto mimizento.
Quer apostar que as armas enviadas pelo Ocidente para incitar a continuação do conflito passam por esses lugares atacados?