Uma série de bombardeios em Lviv, no oeste da Ucrânia, deixou ao menos sete pessoas mortas e oito feridas nesta segunda-feira, 18, de acordo com o relato de autoridades locais. A cidade, a maior do oeste do país, é próxima da Polônia e, desde o início da guerra, é o principal ponto de saída de ucranianos e entrada de ajuda humanitária vinda da Europa.
O prefeito da cidade de Lviv, Andrey Sadovoy, escreveu em uma publicação no Twitter que houve “cinco ataques de mísseis direcionados à cidade”. Os bombardeios atingiram instalações militares e um depósito de pneus, o que provocou uma grande explosão. Os mísseis também alcançaram um descampado próximo a uma estação de trem e algumas vias da cidade.
O ataque difere do foco recente dos bombardeios russos na Ucrânia. Moscou tem concentrado suas tropas no leste do país, cujo controle o governo de Vladimir Putin tenta tomar.
Lviv fica do outro lado da Ucrânia. Além disso, a cidade está apenas a 80 quilômetros da Polônia e é a principal conexão com a Europa Ocidental. De lá saem trens e as principais vias que conectam a Ucrânia com o país vizinho.
Desde o início da guerra, Lviv ficou a maior parte do tempo fora do foco dos bombardeios e foi alvo pontual de ataques, como um no mês passado, no qual quatro soldados morreram.
A Rússia ainda não se posicionou sobre a autoria dos ataques.
Guerra é um horror, porém esse Zelensky, deveria assinar o pacto com a Rússia antes que não sobre nada no seu país, o que ele está querendo, virar um mártir, um herói dos destroços… A Ucrânia é país irmão da Rússia, e querer se juntar a UE e OTAN, jamais será aceito pela Rússia… Então façam as pazes antes que seja muito tarde…