Na última quinta-feira, 26, A Casa Branca afirmou que autoridades da Rússia estão executando soldados por não cumprirem ordens no campo de batalha. A informação partiu do porta-voz norte-americano do Conselho de Segurança Nacional do governo dos Estados Unidos, John Kirby.
“Temos informações de que o exército Russo está executando soldados que se recusam a cumprir ordens”, disse John Kirby.
O porta-voz acrescentou que comandantes russos ameaçaram executar unidades inteiras, caso recuem diante da artilharia ucraniana.
Kirby sugeriu que a notícia é um sintoma de como o país está se saindo mal em sua invasão, no entanto, advertiu que Moscou ainda tem capacidades ofensivas e pode conseguir vitórias nas próximas semanas. Os EUA não forneceram detalhes sobre quantos soldados russos foram executados.
Leia mais: “Jornalista que protestou ao vivo na TV diz que Rússia retirou custódia de sua filha”
Há relatórios do Ministério da Defesa britânico informando que militares russos enviaram “tropas de barreira”. Essas tropas ameaçam atirar nos soldados que tentam fugir. Segundo a pasta, o número de russos que fogem do exército aumentou.
Leia também: “Rússia anuncia que vai ‘desenvolver relações estreitas’ com a Coreia do Norte”
EUA anunciaram um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia
A fala de Kirby foi dita no mesmo dia em que Washington anunciou novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia, no valor de US$ 150 milhões.
A ajuda inclui nova bateria antiaérea Patriot, 12 sistemas de mísseis NASAMS, 31 tanques Abrams e 20 helicópteros Mi-17. A colaboração também inclui diferentes tipos de armas, granadas e munições, informou o Pentágono.
Os norte-americanos são o maior doador de assistência militar à Ucrânia, com mais de US$ 43,9 bilhões repassados desde o início da invasão russa, em fevereiro do ano passado.
“Vídeo: embaixador de Israel na ONU ‘enquadra’ Rússia e China”
O orçamento de 2022, aprovado pelo Congresso norte-americano para Ucrânia está prestes a se esgotar, e os parlamentares do Partido Republicano, que detêm a maioria na Câmara dos Representantes, mostram cada vez mais resistência à ajuda para Kiev.
Leiam o livro ” O Grande Culpado” que diz como o Stalin levou o Ocidente à Segunda Guerra Mundial A sua relação com o H1tler é detalhado minuciosamente tmb. O PDF está disponível nas redes.
Esta garotada virou bucha de canhão.
Guerra inútil e criminosa