O jornal britânico The Times citou “fontes ocidentais” para declarar que a Rússia ainda pode “ganhar” a guerra na Ucrânia até o fim de 2022. As forças russas superaram as ucranianas no front leste numa proporção de três por um. Segundo essas fontes, os russos poderiam inclusive voltar a atacar a capital, Kiev, ou isolar a capital da sua saída para o Mar Negro.
Essa perspectiva poderia representar a possibilidade de o presidente Vladimir Putin declarar vitória no conflito. Ele já se resguardou nomeando o veterano da intervenção na Síria, general Alexander Dvornikov, como supervisor da “operação militar especial”, como Putin trata a invasão da Ucrânia.
Segundo a reportagem do Times, “consolidar o controle sobre as regiões de Donbass e Crimeia poderia ser visto como um sucesso”. O regime autoritário de Putin esconderia todos os pontos negativos da operação: o fortalecimento do sentimento antirrusso na Ucrânia, o crescimento potencial da aliança militar Otan e a diminuição da dependência da Europa do gás produzido na Rússia.
Muita rala a análise. O Putin está conquistando o que queria desde o início. E ainda não arrasou Kiev porque muitos russos moram ali.
Destruir e causar tormenta à Ucrânia, mostrar para a OTAN que a Rússia está disposta a combater e controlar o sul da Ucrânia. Acho que seriam esses os objetivos russos.
Quanto aos efeitos negativos, a Europa deixará o petróleo russo para comer na mão dos amerixanos novamente…grande saída, SQN.
Se a Rússia ganhar o Sul e o Leste da Ucrânia já pode decretar vitória. Kiev seria só o coroamento do êxito. Creio q isso acontecerá este semestre ou este ano. E mesmo com toda ajuda do ocidente, e, indiretamente, da OTAN… ou seja, isso só vai demonstrar p Putin q ele tem força, sozinho, contra todos. Agora, imagina se a China e outros países Árabes inimigos dos EUA também perceberem isso, e juntarem aos russos de uma vez. Aí sim, a Nova Ordem Mundial, diferente da que muitos imaginam, estará concretizada.
Uma potência bélica ainda vai chegar até o final do ano???? Putz!!