A Rússia ser a sede da Eurocopa em 2028 e 2032. A competição é organizada pela União das Federações Europeias de Futebol (Uefa, sigla em inglês) e envolve as seleções do continente. A candidatura foi anunciada nesta quarta-feira, 23, por Rustem Saimanov, membro do Conselho Executivo da União Russa de Futebol (RFU, sigla em inglês).
“A RFU planeja apresentar propostas para sediar o Campeonato da Eurocopa da Uefa em 2028 e 2032 e isso não é uma piada”, afirmou Saimanov, que também é diretor-geral do clube de futebol Rubin, da Rússia, falando a jornalistas.
O comunicado ocorre 23 dias depois dos tipos da Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa, sigla em inglês) terem declarado que a seleção russa e os times do país estão impedidos de participar dos torneios da Fifa e da Uefa.
De acordo com a agência de notícias Tass, da Rússia, Saimanov disse que “a vida continua”. “Estamos prontos e abertos, não devemos estar fechados para a Uefa e a Fifa”, afirmou. “Já realizamos vários torneios de alto nível. Vamos licitar, e presumo que há muito tempo, a situação vai mudar e vamos considerar todos os detalhes cuidadosamente.”
O dirigente se mostrou mais otimista com a candidatura para 2032. “Não posso dizer que isso pode acontecer em 2028, mas é altamente provável que aconteça em 2032”, declarou.
Leia também: “Devagar, malfeito e complicado”, reportagem de capa publicada na Edição 102 da Revista Oeste
Essa Eurocopa vai bombar!