O debate entre Donald Trump e Joe Biden começou, na noite desta quinta-feira, 27, com discussão sobre o Afeganistão. O ex-presidente dos Estados Unidos acusou o atual chefe da Casa Branca por errar na forma pela qual determinou a retirada de tropas norte-americanas do país asiático.
“Esse homem foi responsável pelo dia mais vergonho do nosso país”, disse Trump, no início do embate que ocorre na sede da emissora CNN em Atlanta, no Estado da Geórgia.
O dia mencionado pelo candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano foi 31 de agosto de 2021. Na data, a mando de Biden, que como presidente é o comandante-chefe das Forças Armadas norte-americanas, os últimos militares do país deixaram o território afegão.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Biden, do Partido Democrata, está na Presidência dos EUA desde janeiro de 2021. No debate, ele não respondeu a crítica de Trump referente à estratégia militar em relação ao Afeganistão.
Sem tropas dos EUA, Talibã reassumiu o poder total no Afeganistão
Com a retirada total de bases militares dos EUA, o Afeganistão voltou para o comando do grupo terrorista Talibã. Desde então, o movimento extremista islâmico coordenou ações criminosas, sobretudo no âmbito de desrespeito aos direitos humanos.
Leia mais
Os terroristas celebraram, por exemplo, a saída do Exército norte-americano do país. Além disso, assassinaram um cantor e forçaram um apresentador de TV a elogiar o grupo. Por fim, o Talibã acumula decisões contra a liberdade das mulheres. Com o grupo terrorista no poder, elas foram impedidas de trabalhar até mesmo para organizações não governamentais. Em julho do ano passado, os extremistas determinaram o fim do funcionamento de todos os salões de beleza no país.
Leia também: “A normalização da selvageria”, artigo de Brendan O’Neill, da Spiked, publicada na Edição 190 da Revista Oeste
Deixaram os colaboradores desesperados, agarrando roda de avião.
A partir daí todos vão pensar dez vezes antes de confiar em democrata.
Traíras!