A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, advertiu que o governo dos EUA “vai ficar sem dinheiro em outubro”, caso o teto da dívida federal não suba ou fique suspenso. O alerta consta em documento enviado por Yellen ao Congresso Nacional norte-americano, na quarta-feira 8.
“Desde que o limite da dívida foi restaurado em 1º de agosto, o Tesouro passou a usar medidas extraordinárias para continuar financiando o governo”, lembrou Yellen. “Com base nas nossas melhores e mais recentes informações, é mais provável que o dinheiro e as medidas acabem durante outubro.”
Na carta, Yellen fez um apelo para que os parlamentares suspendam ou aumentem o teto da dívida, antes que o Tesouro esgote os dispositivos emergenciais. Sem a capacidade de emitir novas dívidas para levantar dinheiro, o Tesouro começaria a perder prazos de pagamentos aos detentores de títulos.
“Um atraso que coloque em dúvida a capacidade do governo federal de cumprir todas as suas obrigações provavelmente causaria danos irreparáveis à economia dos EUA e aos mercados financeiros globais”, disse Yellen. A dívida e o déficit fiscal dispararam durante a pandemia, com gastos maciços e isolamento social.
Leia também: “O fiasco de Joe Biden”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 74 da Revista Oeste
Foda né, deixou 85 bilhões lá no Afeganistão!
E agora Biden? O dinheiro acabou, os EUA perderam a guerra, a popularidade despencou, a mídia te largou, o povo acordou, e agora?
Fiquem em casa, a economia ver depois.