Nesta quarta-feira, 18, o Ministério das Relações Exteriores, representado pelo ministro Mauro Vieira, informou que a primeira fase da operação Voltando em Paz se encerrará da madrugada de quinta-feira 19, com a chegada do sétimo voo que partiu de Israel e irá desembarcar no Rio de Janeiro. A operação tem como objetivo a repatriação de brasileiros na zona de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
No entanto, ainda não há uma previsão para a repatriação de cerca de 32 brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza, território controlado pelos terroristas. Segundo o ministro, uma aeronave já se encontra no Aeroporto Internacional de Cairo, no Egito, aguardando apenas a liberação dos civis que estão em Gaza.
+ Justificar as atrocidades do Hamas é falta de humanidade
O povo brasileiro em Gaza está atualmente dividido em dois grupos, um deles a cerca de 1 km da fronteira com Rafah, onde poderá acontecer a passagem para o Egito, e o outro a aproximadamente 10 km de distância. As autoridades brasileiras planejam levá-los por terra até o aeroporto do Cairo e, posteriormente, realizar o voo de retorno ao Brasil.
Durante uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, os ministros Mauro Vieira e José Múcio (Defesa), juntamente com o tenente-brigadeiro da Aeronáutica Marcelo Damasceno, confirmaram que até o momento 1.135 brasileiros já foram repatriados. Outros 150, incluindo os que estão em Gaza, estão aguardando o retorno ao Brasil.
+ Israel promete ajuda a quem se deslocar para o sul de Gaza
Vieira também informou que aproximadamente 5 mil cidadãos de outros países têm interesse em deixar a Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, no Egito, com o apoio do Brasil.
Hamas diz que vai liberar reféns se Israel parar o ataque em Gaza
Na terça-feira 17, o Hamas disse que vai libertar reféns se Israel parar o ataque à Faixa de Gaza. A informação foi divulgada por um correspondente internacional da emissora norte-americana MSNBC.
Leia também: “Vídeo: Hezbollah tem ‘intenções malignas’ no Brasil, diz general norte-americana”