O Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu um alerta sobre o risco de liquefação do solo em Mianmar depois de um terremoto. A agência classificou a ameaça como “extensiva”, pois a área afetada supera mil quilômetros quadrados, abrangendo mais de um milhão de pessoas.
Conforme o Serviço Geológico dos EUA explica, a liquefação é a perda de resistência de solos soltos e saturados de água, causada pelo tremor de um terremoto, resultando em um solo que se comporta mais como um líquido do que como um sólido.
“A liquefação pode causar o tombamento de edifícios, a expulsão de areia e água em ‘vulcões de areia’ e a deformação permanente da superfície do solo”, afirma o órgão norte-americano.
Impactos do terremoto e esforços de ajuda

O terremoto ocorreu na sexta-feira 28. O número de mortos passa de 1,6 mil. O epicentro foi localizado a 16 quilômetros a noroeste de Mandalay, uma das principais cidades de Mianmar.
O tremor foi sentido em regiões distantes, incluindo partes da Tailândia, como a capital Bangkok, e algumas áreas da China.
O chefe da Organização das Nações Unidas, António Guterres, anunciou que está se mobilizando para ajudar os necessitados depois do terremoto. A Cruz Vermelha também relata destruições significativas.
“A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte”, disse Marie Manrique, coordenadora de programas da Federação Internacional da Cruz Vermelha.
Destruição em Mianmar e na Tailândia
Em Mianmar, a mídia estatal relata o colapso de duas pontes e a destruição de diversos edifícios em pelo menos cinco cidades. Mandalay, antiga capital real e centro do budismo do país, está entre as áreas mais afetadas.
Na Tailândia, o terremoto causou cenas dramáticas quando um arranha-céu em construção desabou em Bangkok. O ministro da Defesa, Phumtham Wechayachai, confirmou que nove pessoas morreram no desabamento. Equipes de resgate estão empenhadas em retirar mais de 101 pessoas ainda presas nos escombros.
Embora a liquefação possa causar danos significativos a edifícios e infraestrutura, o Serviço Geológico dos EUA afirma que ela não tem causado tantas mortes quanto deslizamentos de terra, que também se tornam um problema para as regiões afetadas depois do abalo sísmico.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Um terremoto que não respeita fronteiras deveria ser julgado e condenado pelo STF brasileiro. E ninguém iria reclamar.
Muitos sinais antecederão o fim do mundo: guerras, fomes, pestes, aumento da violência, etc. A Bíblia explica que muitos dos acontecimentos atuais são um alerta universal do fim e da iminente volta de Jesus Cristo.
Jesus disse em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21 que os sinais do fim do mundo são:
Falsos cristos e falsos profetas – muitos dirão que são o Cristo ou profetas de Cristo e enganarão muitas pessoas
Guerras e rumores de guerras – nações entrarão em conflito
Fomes e terremotos – acontecerão desastres naturais em vários lugares
Perseguição aos cristãos – todos nos odiarão e alguns serão mortos
Traição e rebelião – haverá divisões e lutas até dentro de famílias
Ódio e maldade – por causa da maldade, o amor de muitos esfriará
Pregação do evangelho em todo o mundo – todas as nações ouvirão o evangelho
Sofrimento, instabilidade e guerra em Israel – haverá morte, sacrilégio e destruição
Uma grande tribulação – um tempo de sofrimento como nunca houve antes no mundo, mas que será abreviada
Sinais no céu – o sol e a lua deixarão de brilhar e as estrelas cairão do céu
Agitação do mar – as pessoas ficarão perplexas com sua agitação fora do normal
Medo e lamentação – por causa das desgraças e do julgamento
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Mateus 24:4-8
Lá,um desastre,uma região sujeita a calamidades como essa.Aqui,a natureza é benevolente,nos deu quase um paraíso para viver,mas Satanás apareceu,colocou aqui,LULA,um de seus filhotes preferidos e ,assim,criou uma sucursal do inferno.
Com todo o respeito a culpa nao é do LULA, basta ter assistido alguns minutos do carnaval, para ter a certeza que o Povo esta totalmente dominado por demonios. O individuo sempre foi usado pelo maligno e dominou o reino demoniaco chamado de POLITICA. (mentiras, corrupçao, assassinatos, fraudes, duplo discurso……)
A Politica e os reinos (Estados) sao propriedade do inimigo de Deus.
“Tudo te darei se, prostrado, me adorares” é uma frase bíblica que aparece em Mateus 4:9.
Contexto bíblico
O diabo levou Jesus a um monte alto e lhe mostrou todos os reinos do mundo.
O diabo disse a Jesus: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”.
Jesus respondeu: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás”.
O diabo o deixou, e os anjos vieram e o serviram.