Três dos quatro soldados norte-americanos que desapareceram na Lituânia foram encontrados mortos nesta segunda-feira, 31, informou o Exército dos Estados Unidos (EUA). Os militares sumiram durante um treinamento no país do Leste Europeu, que integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O desaparecimento mobilizou uma grande equipe de resgate, formada por mais de mil pessoas das Forças Armadas dos EUA e da Lituânia. Além disso, participaram das buscas agentes da região, que fica bem próxima à fronteira com Belarus, aliado da Rússia e que protesta há anos com o avanço da Otan no território.
EUA localizam veículo submerso
As equipes de resgate, conforme o Exército dos EUA, encontraram os corpos na mesma área pantanosa onde o grupo desapareceu. Na semana passada, agentes localizaram o veículo em que os militares estavam. O blindado se encontrava submerso em meio à água e à lama, a 5 metros de profundidade. As investigações apontam para a hipótese de afogamento.
Em comunicado, os norte-americanos informaram que continuariam as buscas até encontrar o quarto soldado desaparecido. O grupo realizava manobras na região lituana de Pabradė, no leste do país. Conforme o Exército, os militares conduziam um blindado M88 Hercules durante um exercício de treinamento. Suspeita-se que o peso do veículo acabou o levando para o fundo do pântano, sem tempo de reação aos seus ocupantes.
A embaixadora dos EUA na Lituânia, Kara McDonald, disse que a operação para recuperar o blindado foi difícil, porque a área tem um pântano muito denso. A autoridade política agradeceu ao país europeu pela ajuda. “Como disse nosso secretário de Defesa, não descansaremos até que encontremos as nossas tropas”.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste