Uma tanque panzer (de guerra) nazista foi descoberto em um rio na Polônia, cerca de 80 anos depois de ter afundado. O jornal britânico Daily Mail relata que o veículo é possivelmente o último do seu tipo.
A lenda local contava que os nazistas perderam diversos tanques de guerra ao tentar escapar do Exército soviético pelo Rio Czarna Nida, perto de Bieleckie Młyny, no sul polonês, em 1945.
De acordo com o Daily Mail, de 1990 a 2003, dois panzers incompletos tinham sido retirados do rio polonês, mas ainda havia boatos sobre mais um tanque perdido.
Leia também: “Terroristas do Hamas mantém como reféns 30 crianças israelenses”
O veículo encontrado seria um Bergepanther, que é usado para rebocar outros tanques.
Como o tanque nazista foi descoberto na Polônia
Michał Kęszycki, gerente técnico da Panzer Farm e organizador a operação de resgate, disse à mídia local que, no início dos anos 1990, um idoso mostrou ao tio dele o local onde o tanque teria afundado.
Kęszycki afirmou que encontrou o lugar exato há alguns meses, por meio de um magnetômetro, instrumento que mede a intensidade e a direção do campo magnético da Terra.
Como os tanques pararam no local
Conforme a mídia da Polônia, um modelo semelhante havia sido vendido por € 15 milhões (cerca de R$ 80 milhões). A comercialização teria ocorrido em 2021, na Alemanha.
“Só existem alguns tanques Bergepanther no mundo, mas nesta versão é o único”, disse o gerente técnico da Panzer Farm.
A construção tinha sido introduzida em 1943, devido às dificuldades enfrentadas pelos nazistas na recuperação de tanques perdidos. À época, eles recuperavam seus panzers com caminhões.
Leia também: “Protesto em apoio a Israel reúne centenas em Nova York”
O Bergepanther, no entanto, possuía um guincho capaz de puxar tanques ainda mais pesados — e tinha blindagem suficiente para protegê-lo de balas.
O historiador local Konrad Maj alegou a existência de cinco Bergepanthers estacionados na área desde o fim de 1944, onde a 16ª Divisão Blindada dos Nazistas aguardava um ataque soviético.
No entanto, até janeiro de 1945, os alemães se viram cercados e, na pressa para recuar, alguns tentaram atravessar o Rio Czarna Nida sem encontrar uma ponte.
Durante essa tentativa, o Bergepanther afundou. O tanque ficará sob domínio do Museu do Exército Polonês, em Varsóvia, que chamou o veículo militar de “uma raridade absoluta”.
Kęszycki lamentou que a Panzer Farm, um museu e empresa de restauração de veículos, não possa ficar com a descoberta. No entanto, ele disse que o resgate em si foi uma “experiência dos sonhos”.
“Esse tipo de resgate comprova algumas mensagens históricas que passaram por várias gerações de pessoas locais”, explicou Kęszycki. “Mais uma lenda se tornou realidade. Isso também oferece uma rara oportunidade de acessar os padrões das partes desse veículo raro.”