O Telescópio Espacial Hubble registrou uma “fábrica de estrelas” a cerca de 600 milhões de anos-luz da Terra. O astro é uma galáxia água-viva, chamada JO204, que está na Constelação de Sextans. A descoberta foi anunciada no portal ESA/Hubble, na segunda-feira 10.
De acordo com a Nasa, embora os laços de gás abaixo da JO204 pareçam tentáculos de água-viva, na verdade, eles são resultado de um intenso processo astronômico conhecido como “pressão de aríete”, que torna esse tipo de galáxia fundamental para a formação estelar.
Relacionadas
Pressão da galáxia “fábrica de estrelas” encontrada pelo Hubble
A pressão aríete é exercida em um corpo quando este se move em relação a um fluido. Depois, a galáxia água-viva passa por uma intensa pressão do movimento, assim resulta em uma maior perda de gás levemente ligado.
A imagem mostra uma galáxia espiral no centro, bem inclinada, além de um núcleo brilhante e braços espirais no topo. Mais abaixo, é possível observar a trilha de manchas azuis brilhantes descendo como tentáculos.
A galáxia tem esse nome por ter fios brilhantes de gás que são similares aos “tentáculos de uma água-viva flutuando”, que podem ser vistos em um rastro do centro do núcleo brilhante da galáxia.
Vocês tem a sensação de que tudo isso é uma grande farsa? Temos oceanos que foram menos explorados do que os “céus”. O telescópio Hubble está a 550 km de altitude da órbita da Terra. Ele foi lançado em 1990, estamos falando de 23 anos desde de seu lançamento, a última atualização foi em 2009 estamos falando de 14 anos que alguém não vai lá trocar as repimbocas das parafusetas. Vocês não acham muita ingenuidade pensar que isso capta informações a 600 milhões de anos luz da nossa Terra? Olha esse cálculo: 1 ano-luz = 9,461 trilhões de quilômetros (aproximadamente)
600 milhões de anos-luz = 600 milhões x 9,461 trilhões de quilômetros
600 milhões de anos-luz ≈ 5,6766 x 10^18 quilômetros
Agora, vamos dividir essa distância pela velocidade da luz:
Tempo = Distância / Velocidade
Tempo ≈ (5,6766 x 10^18 quilômetros) / (299.792 quilômetros por segundo)
Tempo ≈ 18,94 bilhões de segundos
Portanto, aproximadamente, levaria cerca de “18,94 bilhões de segundos” para a luz percorrer uma distância de 600 milhões de anos-luz. Isso equivale a aproximadamente “600 milhões de anos em termos de tempo terrestre,” considerando que 1 ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano no vácuo.