A Acrópole de Atenas, monumento mais visitado da Grécia, permanecerá fechada ao público, nesta quarta-feira, 12, em virtude da onda de calor que afeta o país. A decisão, imposta pelo Ministério da Cultura, tem o objetivo de proteger os visitantes e os trabalhadores da alta temperatura no país.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A temperatura pode chegar a 43ºC entre hoje e a quinta-feira 13. As autoridades não descartam a possibilidade de prolongar a medida por mais dias, dependendo das condições climáticas.
Alta temperatura preocupa cidadãos
Segundo meteorologistas, essa é a primeira onda de calor do ano na Grécia. O fenômeno ocorre quando a temperatura atinge 38ºC por três dias consecutivos em alguma região.
“No século 20, nunca tivemos uma onda de calor antes de 19 de junho”, destacou o meteorologista da televisão estatal Panos Giannopoulos. “No século 21, tivemos várias — mas não antes de 15 de junho.”
Governo da Grécia liga sinal de alerta
O Ministério da Crise Climática e Proteção Civil alertou para o risco elevado de incêndios, principalmente na região da Ática, onde fica Atenas. Escolas em várias regiões, incluindo a capital, estarão fechadas nos próximos dias.
A ministro do Trabalho, Domna Michailidou, recomendou que funcionários públicos trabalhem de casa e interrompam atividades externas das 12h às 17h.
Em julho do ano passado, a Acrópole também foi fechada durante uma onda de calor de duas semanas, acompanhada por incêndios devastadores. Os restaurantes no distrito turístico de Plaka, no entanto, permanecerão abertos.