A tempestade Bert gerou grande destruição no Reino Unido e resultou em pelo menos cinco mortes. Diversos serviços do país também registram problemas. O fenômeno climático atingiu o país no fim de semana e levou ventos fortes e chuvas intensas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
No País de Gales, rios transbordaram e fizeram com que ruas e veículos ficassem submersos. Equipes de resgate enfrentaram desafios em suas operações. Elas tiveram de trabalhar com botes infláveis, em áreas alagadas, para auxiliar moradores de áreas isoladas e salvar animais de estimação.
Entre os mortos, um homem na faixa dos 60 anos morreu em Winchester, no sul da Inglaterra, depois de uma árvore atingir seu carro. Em Northamptonshire, um homem de 40 anos faleceu em um acidente de trânsito.
🗣️🚨 💦Grandes inundações devido à tempestade Bert em Pontypridd, no sul de Gales, Reino Unido 🇬🇧 (24.11.2024) pic.twitter.com/a0NnkjVilI
— andreia macedo (@andreiamacedo30) November 25, 2024
Em West Yorkshire, um homem de 34 anos morreu depois de uma colisão entre veículos. Além disso, o corpo de um passeador de cães desaparecido foi encontrado nas enchentes em North Wales.
Tempestade Bert: as chuvas e os avisos meteorológicos
La 🌀#tempêteBert fait remonter de l'air #tropical sur la France où la #douceur est exceptionnelle avec 20°C relevés en #Bretagne. Une douceur contrariée par un violent vent de sud avec des #rafales🚩tempétueuses en Manche et sur les #Pyrénées. pic.twitter.com/hFQRiGinLA
— La Chaîne Météo (@lachainemeteo) November 24, 2024
Outro homem, na faixa dos 80 anos, morreu quando seu carro foi arrastado por águas em Lancashire. O Met Office, o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, registrou 53 ocorrências de chuvas torrenciais, com precipitação que superou 130 mm em um único dia.
O órgão emitiu avisos de ventos fortes para várias regiões do país: ao centro, ao sul e ao leste da Inglaterra, além da Irlanda do Norte e ao oeste da Escócia. A previsão sugere que a tempestade deve se deslocar para o extremo nordeste até esta terça-feira, 26, mas chuvas e ventos podem persistir no sul até a próxima quarta-feira, 27.
Impacto nos transportes e nos serviços
🌧🇮🇪 Cerca de 60 mil residências ficam sem luz na Irlanda devido à passagem da tempestade Bert
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 24, 2024
Aproximadamente 60 mil residências, incluindo casas particulares, fazendas e empresas, ficaram sem eletricidade devido à passagem da tempestade Bert pela Irlanda, informou o operador… pic.twitter.com/ccUoRdGIwC
Os transportes aéreos e ferroviários enfrentaram grandes perturbações. No Aeroporto de Heathrow, em Londres, cerca de 300 voos tiveram cancelamento. Enquanto isso, cerca de 1,2 mil sofreram atrasos.
Os serviços de trem também sofreram com o impacto da tempestade. A Great Western Railway aconselhou os passageiros a evitarem viagens em razão de inundações e árvores caídas. Rotas críticas, como as que ligam Londres a Swansea e Exeter a Okehampton, foram afetadas.
Cortes de energia e alertas de inundação
A Northern Rail relatou interrupções graves em serviços no norte da Inglaterra, incluindo em Lancaster, York e Sheffield. A tempestade também causou cortes de energia generalizados.
A Scottish and Southern Electricity Networks notificou apagões não programados no fim de semana, que afetaram áreas na Inglaterra e Escócia. O Natural Resources Wales emitiu mais de 60 alertas de inundação somente no País de Gales.
Leia também: “O suicídio da Europa”, artigo de Miriam Sanger publicado na Edição 243 da Revista Oeste
A frente fria associada à tempestade Bert se desloca em direção à Europa Ocidental, onde alertas laranjas para ventos fortes estão ativos em algumas regiões da Alemanha e da França.