Um incêndio florestal se propagou rapidamente em uma região luxuosa de Los Angeles, nos Estados Unidos, provocando a fuga desesperada de moradores na última terça-feira, 7. Muitas pessoas se deslocaram a pé para um local seguro, com as estradas bloqueadas. Bombeiros correram para conter as chamas, enquanto uma forte tempestade de vento atingiu o sul da Califórnia, espalhando o incêndio por quilômetros de distância.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Mais de 310 hectares foram queimados em Pacific Palisades, nas montanhas de Santa Monica, que abriga luxuosas mansões na costa oeste dos Estados Unidos. Moradores de Venice Beach, a cerca de 10 quilômetros de distância, relataram ter visto as chamas. Foi um dos vários incêndios na área.
Nas redes sociais, dezenas de vídeos mostram o incêndio em Los Angeles
Um dos vídeos mostra a retirada de pacientes de um hospital com risco iminente de ser atingido pelas chamas.
Os meteorologistas alertaram para o fato de que o pior ainda pode estar por vir, com a tempestade de vento prevista para durar dias, produzindo rajadas isoladas que podem chegar a 160 km/h — incluindo em áreas que não recebem uma quantia significativa de chuva há meses. Cerca de meio milhão de clientes de serviços públicos correm o risco de ter sua energia desligada para reduzir o risco de equipamentos provocarem incêndios.
Trechos importantes de rodovias da região foram fechados para todo o tráfego não essencial para ajudar nos esforços de fuga dos moradores. Alguns deles abandonaram seus veículos para sair do perigo e esperaram para ser resgatados. Autoridades utilizaram uma escavadeira para retirar os carros abandonados e dar lugar aos bombeiros.
A moradora Kelsey Trainor disse que a única estrada de entrada e saída de seu bairro estava completamente bloqueada.
“Olhamos para o outro lado, e o fogo tinha saltado de um lado da estrada para o outro”, disse. “As pessoas estavam saindo dos carros com seus cachorros, bebês e bolsas, elas estavam chorando e gritando. A estrada estava bloqueada, tipo, totalmente bloqueada por uma hora.”
“Os incêndios nessas condições podem ser catastróficos. É muito preocupante”, advertiu em entrevista coletiva o meteorologista Daniel Swain, referindo-se à força dos ventos.
Moradores fogem a pé dos incêndios de Los Angeles
Também houve relatos de pessoas que abandonaram a vizinhança a pé, carregando poucos pertences ou animais de estimação. “Jogamos um monte de documentos e roupas em algumas caixas, algumas fotos e partimos. Ficamos uns 20 minutos presos, mas escapamos”, contou à AFP o professor da Universidade do Sul da Califórnia Andrew Hires, que deixou o local com a filha.
Os alertas vermelhos devem permanecer na região até a noite desta quinta-feira, 9. O presidente Joe Biden estava na Califórnia para anunciar a criação de dois novos monumentos nacionais, mas o evento foi cancelado devido ao vento, assim como a estreia em Los Angeles do filme Imparável, protagonizado por Jennifer Lopez.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
Como pode, um estado que é tão progressista, defensor do meio ambiente e daquilo que “eles” acham correto ser atingido com tanta frequência por incêndios florestais.