Os brasileiros que serão repatriados no terceiro voo organizado pelo governo federal embarcaram em Tel-Aviv, em Israel, na manhã desta quinta-feira, 12, um pouco antes das 12 horas (horário de Brasília).
A aeronave KC-390 Millenium da Força Aérea Brasileira (FAB) tem como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), com previsão de aterrissar por volta das 11 horas de sexta-feira 13.
O avião traz a bordo 69 brasileiros que pediram para deixar a zona de conflito em Israel.
Durante o trajeto, serão realizadas duas paradas técnicas, uma em Lisboa, Portugal, e outra em Cabo Verde, além de uma escala em Recife (PE).
No grupo de passageiros há duas gestantes. Dentre os 69 embarcados, 29 têm como destino final a cidade de São Paulo, 9 irão para o Rio de Janeiro, outros 9 para Belo Horizonte (MG), 5 para Recife (PE), 4 para Goiânia (GO), 4 para Porto Alegre (RS), 2 para Vitória (ES), 1 para Uberlândia (MG) e 1 para Cuiabá (MT).
Dois primeiros voos com brasileiros
A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, anunciada pelo governo federal.
O primeiro voo com 211 brasileiros chegou ao Brasil na madrugada de quarta-feira 11, na Base Aérea de Brasília, a bordo de uma aeronave KC-30.
Já o segundo avião do mesmo tipo aterrissou na madrugada desta quinta-feira, 12, no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com 214 passageiros.
Além das pessoas, o voo também trouxe ao Brasil um cachorro e três gatos.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, idosos, grávidas e crianças são os três grupos prioritários no processo de repatriação.
O Itamaraty também informou que mais de 2,7 mil brasileiros pediram para ser repatriados desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, no sábado 7.
Outras aeronaves da FAB estão em deslocamento para trazer mais brasileiros.
Nesta quinta-feira, 12, um KC-30 chegou a Roma, na Itália, país que tem servido como escala nessa operação, para em seguida também se dirigir a Israel.