Um terremoto de magnitude 7 abalou o norte da Califórnia, extremo oeste dos Estados Unidos, por volta das 15h44 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 5. Como o epicentro do terremoto ocorreu no Oceano Pacífico Norte, houve o temor de um possível tsunami, hipótese já foi descartada pelas autoridades.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O terremoto ocorreu a cerca de 72 quilômetros da costa de Eureka, seguido por tremores secundários sentidos também em São Francisco. A Califórnia é cortada pela Falha de San Andreas, a fronteira entre as placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte, região conhecida por ser propensa a terremotos.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou pelo menos 18 tremores secundários, com magnitudes entre 2,7 e 4,3, nas horas seguintes ao terremoto inicial. O número de réplicas provavelmente subirá para centenas nos próximos dias e semanas. O USGS indica uma chance de 34% de ocorrer um tremor secundário de magnitude 5,0 ou superior dentro da próxima semana.
Leia mais:
Relatos de danos surgiram nas áreas afetadas no norte da Califórnia durante a tarde, segundo o site especializado The Weather Network. O site de monitoramento PowerOutage.US relatou cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Condado de Humboldt, onde fica a cidade de Eureka, a mais próxima do epicentro, na primeira hora depois do terremoto.
Got some shaking at Nugget Markets in Davis ca. #earthquake #california #eureka pic.twitter.com/KKbVPwdEw0
— Tom Nolan (@tommylikecloud) December 5, 2024
Terremoto atinge cidade de São Francisco
O zoológico de São Francisco informou que evacuou todos os visitantes e protegeu seus animais antes que a equipe se deslocasse para áreas mais altas. A cidade de Berkeley, por sua vez, emitiu uma ordem de evacuação, na qual instruiu os moradores da parte oeste da cidade a se dirigirem imediatamente para o leste.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, informou que ativou os procedimentos de emergência do Estado, de acordo com seu gabinete. Não houve relatos imediatos de feridos ou grandes danos causados pelo terremoto, segundo a imprensa norte-americana.
Desde 1857, ocorreram cerca de uma dúzia de terremotos na Califórnia com magnitude igual ou superior a 7,0, segundo o Departamento de Conservação do Estado. O mais recente foi um tremor de 7,1 que atingiu a região próxima a Ridgecrest em julho de 2019.
Leia também: “A América sempre reage”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 242 da Revista Oeste