O grupo terrorista Hamas agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo ataque a Israel, neste domingo, 18. Durante discurso na Etiópia, o petista comparou as ações do país na Faixa de Gaza com o holocausto do nazista Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Em comunicado por meio do Telegram, o Hamas disse que “aprecia” as palavras de Lula e chamou Israel de regime “sionista”. O grupo terrorista atua em Gaza e sofre represálias dos israelenses desde outubro. Na época, os terroristas atacaram e mataram 1,3 mil pessoas em Israel.
“Apreciamos a declaração do presidente brasileiro Lula da Silva”, escreveu. “Que descreveu aquilo a que o nosso povo palestino está a ser submetido na Faixa de Gaza como um Holocausto, e que o que os sionistas estão a fazer hoje em Gaza é o mesmo como o que Hitler nazista fez aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.”
Os terroristas se dizem defensores dos palestinos e administram o governo de Gaza. Eles acusam Israel de promover um massacre aos palestinos com o apoio dos EUA. O Hamas tenta barrar as represálias israelenses enquanto mantém mais de 100 pessoas como reféns.
“Apelamos ao Tribunal Internacional de Justiça para que leve em consideração a declaração do presidente brasileiro sobre as violações e atrocidades que o nosso povo palestino está sofrendo nas mãos do exército de ocupação criminoso e dos seus colonos terroristas”, informou o grupo. “Que nunca foram testemunhadas na história moderna.”
Lula compara ataques de Israel ao Hamas com o holocausto de Hitler
O presidente Lula comparou a ação de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido pelo governo nazista de Adolf Hitler, na Alemanha. A fala aconteceu durante uma entrevista coletiva de imprensa na Etiópia, na manhã deste domingo.
Lula voltou a chamar de “genocídio” a ação de Israel na Faixa de Gaza e acrescentou: “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico”, comentou. “Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus.”
A declaração aconteceu em resposta à decisão de países ocidentais de cortar verbas para a agência de refugiados palestinos das Nações Unidas (UNRWA), acusada por Israel de envolvimento nos atos terroristas de 7 de outubro.
Israel responde a declarações de Lula
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, informou que vai repreender o embaixador brasileiro em Tel Aviv, depois das declarações de Lula.
“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves”, escreveu no Twitter/X. “Ninguém prejudicará o direito de Israel se defender. Ordenei ao pessoal do meu gabinete que convoque o embaixador brasileiro para uma chamada de repreensão amanhã.”
Leia mais: “Confederação Israelita repudia fala de Lula”
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também comentou as declarações do presidente brasileiro. Em falas parecidas com de seu ministro, ele disse que Lula “cruzou uma linha vermelha” e que “banalizou” o Holocausto.
“Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, publicou Netanyahu no Twitter/X. “Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e faz isso ao mesmo tempo que defende o direito internacional.”
Netanyahu irá participar de uma conversa com seu ministro de Relações Exteriores e o embaixador brasileiro em Israel para uma “dura conversa de repreensão”. O encontro está marcado para acontecer nesta segunda-feira, 19.
Leia mais: “Parlamentares criticam fala de Lula que comparou a ação de Israel ao Holocausto”
Primeiro, nosso presidente demagogo e descondenado acreditou fortemente quando foi chamado de “The man” por Obama, sem se dar conta que aquilo era apenas retórica, jogo de cena. Como é muito vaidoso, rodeado por mentecaptos adestrados a aplaudí-lo, se sente “livre e impune” para falar qualquer barbaridade.
Segundo, a mente revolucionária tende a amenizar/absolver qualquer crime que seja cometido por quem diz defender a nobre causa que eles dizem ter, ou, no caso do Hamas, que se alinhem ou reconheçam como defensores dos oprimidos, portanto, revolucionários por uma nobre causa – no caso deles: exterminar os judeus. Quanta contradição ! Isso não tem fundamento lógico e fático !!
E o Lula ainda falando do que não sabe (Holocausto), defendendo TERRORISTAS QUE MANTÊM HOJE MAIS DE 100 REFÉNS. Lastimável e vergonhoso …
Convenhamos,o Nine tem uma qualidade aem igual: a capacidade de só defender bandido! Não escapa nada em favor de gente de bem!
LILO e HAMAS #FARINHADOMESMOSACO@
Banalizar os termos, é com essa corja, mesmo, fascismo, nazismo e genocídio, viraram palavras corriqueiras! Um bando de FDP!
Se o sr Lula gosta tanto do hamas , ele deveria pegar sua digníssima esposa e ir morar na faixa de gasa. Será que ele e ela teriam coragem? Lula diz tantas besteiras porque é completamente ign0rante sobre qualquer assunto histórico.
Lula é um corrupto, “descondenado” por juízes corruptos e não fala em nome do povo brasileiro.
Hamas é uma organização terrorista.
Israel tem o legítimo direito de se defender. O Hamas tem como um dos seus objetivos declarados e formalizados a destruição do Estado de Israel. Quem é o genocida aqui?
E aí ladrao, tá contente, os terroristas assassinos estão , só fala merda ..
Aos infelizes que votaram nesse marginal ordinário defensor de terroristas e narcotraficantes, genocida, ladrão, corrupto, demente, devem estar orgulhosos de seu representante , vcs assinam embaixo de cada absurdo que esse bandido faz, na verdade vcs são a vergonha desse país.
Qualquer pessoa de bom senso jamais daria uma declaração dessas.
O que ganha o Brasil sendo admirado pelo Hamas ?
O Cachaceiro não conhece o povo que tem.
Nosso povo tem MORAL.
Que Israel saiba que essse bandido não fala em nome do povo brasileiro.
Sinval Andrade
Essas desgraças são incapazes de administrar um simples presídio e de capturar dois vagabundos que já fazem 5 dias que não tiveram sucesso algum e quer por que quer, se envolver em assuntos de gente grande. Cachaceiro, cresça e apareça! Vá cuidar dessa republiqueta de bananas, se for capaz.
Eu já disse aqui que esse cachaceiro ainda iria colocar esse país que sempre esteve fora desses conflitos externos, para dentro dessa confusão. É um país é extremamente vulnerável, ao contrário que essas instituições militares tanto dizem em propagandas, sempre repetindo uns vídeos de uns foguetinhos que qualquer país mequetrefe tem, como o Iemen, por exemplo e vai por acabar nos envolvendo em aventuras militares de consequências imprevisíveis. O Netanyahu já chamou o embaixador deste país na chincha e lhe mandou um monte de esporros por conta dessas conversas desse cachaceiro por países africanos. Vamos aguardar no que isoo vai dar. Se quer fazer esse tipo de papel, então que tenha por trás um exército capaz e profissional e muito bem armado e municiado e mais, que tenha apoio da população, o que não tem e isso é fundamental.
Analfabeto que é, desconhece o real significado das palavras, e as repete,porque é “moderninhos vai ficar bem na fita!Duas principais adora:1)genocida e seus derivados 2)misógino e seus derivados!Um bossalidade única e ímpar!
Os responsáveis por essa desgraça do Brasil são aqueles que membros do aparelho comuno-politiqueiro entranhado no stf. Foram eles que, com o apoio da mídia tradicional e dos isentões idiotas, tiraram um criminoso na cadeia e o colocaram na presidência da República. São esses que têm culpa, Lula está apenas sendo o que sempre foi.
Sao responsáveis também aqueles que defenderam o voto nulo, e hoje fazem comentários espinafrando o bebum, como se não soubessem o que estava por vir com a eleição do ex condenado, quanta hipocrisia.
Verdade!
ser abjeto, amoral
Lula é um ignorante o povo brasileiro é que passa vergonha. .