Os terroristas do Houthis, grupo com base no Iêmen e que conta com apoio do Irã, divulgaram o vídeo com os primeiros lançamentos de mísseis e drones lançados em direção a Israel. O ataque, ocorrido na segunda-feira 30, marcou a entrada do movimento extremista no conflito que ocorre no Oriente Médio.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) interceptaram os projéteis com o uso de caças. Um dos artefatos teria caído no deserto da Jordânia, país ao oeste do Estado israelense.
Houthis publish a video showing the missile and drone launches from Yemen at Israel yesterday. Not one reached their target. pic.twitter.com/hefOe8Mooa
— Emanuel (Mannie) Fabian (@manniefabian) November 1, 2023
As FDI tentaram tranquilizar a população de Israel. A corporação afirmou que não houve risco para os civis em nenhum dos primeiros ataques feitos pelo Houthis. De acordo com os militares israelenses, os mísseis e drones foram interceptados sobre o Mar Vermelho.
Houthis, um grupo xiita que atua no Iêmen
Os terroristas do Houthis, que acabam de entrar no conflito Israel-Hamas, atuam como grupo armado que opera, principalmente, no Iêmen. Também conhecido como Ansar Allah (Defensores de Deus), o movimento criminoso ganhou projeção em meados de 2000 e pertence à seita xiita Zaidi, uma vertente do islamismo.
Leia também: “EUA: há ‘alto risco’ de guerra se espalhar no Oriente Médio”
O grupo terrorista tenta controlar o governo do Iêmen. A luta pelo poder entre o Houthis e as forças oficiais do país tem provocado crise humanitária.
Embora negue o apoio, o Irã é constantemente acusado de fornecer armas e treinamento bélico — e político — aos terroristas do Houthis. Em termos de guerra, o grupo passou de guerrilheiro local para uma força armada mais sofisticada. De acordo com informações da imprensa internacional, o movimento é capaz de atacar alvos terrestres e marítimos em todo o Oriente Médio, o que aumenta os indícios do apoio militar iraniano.
Leia também: “Irã alerta Israel que outras partes poderiam ‘tomar ações'”
Israel tá sendo muito bonzinho com essa gente com ataques táticos. É só usar seu poderio militar que em dois dias varre esses terroristas da face da terra e de quebra, ainda ajuda a Arábia Saudita.
Não tem que dó de terrorista não, bomba neles!
Infelizmente estamos caminhando para um esgoto fétido, a se espalhar pelo mundo….