Um navio que afundou em 1854 durante uma tempestade no Lago Michigan, nos Estados Unidos, pode, finalmente, ser recuperado. O navio Westmoreland, que transportava ouro e raríssimas garrafas de uísque do século 19 foi encontrado em Platte Bay, no Michigan, em 2010. Porém, só agora uma operação de resgate será colocada em prática.
“Estamos nos estágios iniciais de discussão”, afirmou Ross Richardson, descobridor do navio, ao jornal inglês Mirror.
O Westmoreland afundou com relíquias dos anos 1850. A bordo do navio, estavam cerca de 280 barris com uísque e moedas de ouro. A carga foi avaliada em US$ 20 milhões (mais de R$ 100 milhões).
Destilarias ao redor do mundo estão interessadas na bebida. “A composição genética do milho era muito diferente em 1854 e pode ter um sabor diferente do milho de hoje”, diz Richardson. Isso pode acelerar o interesse por uma operação que leve ao navio.
Apesar da expectativa, a missão pode levar algum tempo ainda. Além de ser necessária uma permissão especial, as condições do Westmoreland também dificultam a operação de resgate. O navio está a cerca de 60 metros de profundidade no lago, imerso em água a 1ºC, além de não estar fixo no local.