Ensaios clínicos em humanos já foram iniciados
Os testes de vacina contra a covid-19 podem ser concluídos em meados de agosto, segundo John Bell, membro da comissão contra o coronavírus do governo do Reino Unido.
Durante entrevista à BBC, Bell confirmou que uma vacina candidata que estava sendo testada na Universidade de Oxford foi aplicada em humanos pela primeira vez na quinta-feira, após uma ampla gama de estudos de segurança.
“Se pudermos ver evidências de uma forte resposta imune em meados ou no final de maio poderemos dizer que temos uma vacina”, disse ele, acrescentando que o próximo passo seria “a grande questão de como fabricar em larga escala”.
Outros países também estão na corrida por uma vacina, os cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, por exemplo, anunciaram um potencial teste contra o sars-cov-2, o novo coronavírus que causa a pandemia da covid-19.
Quando testada em camundongos, a vacina produz anticorpos específicos para a sars-cov-2 em quantidades consideradas suficientes para neutralizar o vírus.
Os pesquisadores foram capazes de agir rapidamente porque já haviam estabelecido as bases durante as epidemias anteriores de coronavírus.
Os autores estão agora no processo de solicitação de aprovação da agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, para iniciar o ensaio clínico em humanos.
Que bom. Maravilha. Vou substituir minha Quarentena por uma QUARENTONA.