O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está avaliando uma possível desistência da disputa de reeleição, nas eleições presidenciais de 2024 do país. Nesta terça-feira, 3, o jornal The New York Times publicou a informação que ouviu de aliados do político.
De acordo com fontes próximas a Biden, ele tem dúvidas se vai conseguir se reerguer na opinião pública, depois do desempenho considerado ruim no primeiro debate eleitoral. Na semana passada, ele enfrentou o ex-presidente Donald Trump em um embate de ideias promovido pela emissora CNN.
Ainda conforme informação do New York Times, apesar de ser a primeira vez que aliados confirmam a dúvida sobre a candidatura, Biden dá indícios de que quer continuar na corrida pela Casa Branca.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Membros do Partido Democrata têm pressionado a sigla pela substituição de Joe Biden por outro nome. As normas do partido, no entanto, exigem que a desistência deve partir obrigatoriamente do próprio candidato.
A mídia dos EUA aponta, como principais substitutos, a atual vice-presidente norte-americana, Kamala Harris; a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer; e o secretário nacional de Transportes, Pete Buttigieg, mas há outros possíveis.
O primeiro debate entre Biden e Trump à Presidência dos EUA
Realizado na última quinta-feira, 27, o debate organizado pela CNN reuniu os dois principais candidatos à Presidência dos EUA, o presidente Joe Biden (Partido Democrata), de 81 anos, e o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano), de 78.
Leia mais: “Milionários em fuga do Brasil”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 223 da Revista Oeste
Durante a troca de ideias, Biden congelou e cometeu diversos deslizes. Seus desafios incluíram perder a linha de raciocínio, fazer declarações imprecisas e aparentar confusão em diversos temas.
A falta de aptidão mental de Biden, demonstrada em dezenas de situações públicas nos últimos anos, ficou evidente no embate com Donald Trump. O próprio presidente admitiu, posteriormente, o desempenho ruim, em comício.
“Sei que não ando tão rápido como antes, apesar de ter apenas”, disse Biden. “Não falo tão bem como antes. Eu não debato tão bem como no passado. Mas aqui está o que eu sei: sei como dizer a verdade. Eu sei o certo do errado. Eu sei como fazer esse trabalho. Eu sei como fazer as coisas. Sei, como milhões de norte-americanos sabem, que quando você é derrubado, você se levanta.”