O Washington Redskins, franquia da liga profissional, avisa que vai passar por “processo de revisão” de sua nomenclatura

Depois de se voltarem contra estátuas, como as de Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt, os protestos que se autointitulam democráticos devem afetar até um time da National Football League (NFL), liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Nesse sentido, o Washington Redskins avisou: deve mudar seu nome devido aos “recentes eventos” ocorridos no país.
Leia mais: “Protestos antifas terminam com depredações, tumulto e prisões pelo país”
Por meio de nota oficial enviada à imprensa e divulgada em seu perfil oficial no Twitter, a direção do Washington Redskins informa que iniciou “processo de revisão” do nome. Assim como manifestantes consideraram as esculturas em memória de Roosevelt e Lincoln racistas, a mesma crítica se dá à marca da franquia. Isso porque a palavra redskins pode ser traduzida como “peles vermelhas”. Aliás, o rosto de um ameríndio é parte do símbolo do time da NFL.
“Anuncia que passará por processo de revisão completo do nome”
“À luz dos recentes eventos em todo o país e das mensagens vindas da nossa torcida, o Washington Redskins anuncia que passará por processo de revisão completo do nome da equipe”, publicou a equipe. “A revisão formaliza as discussões iniciais que a equipe vem tendo com a liga [comando da NFL] nas últimas semanas”, prossegue a nota divulgada pela franquia que, diante da situação, aparece na lista de assuntos mais comentados entre internautas do Twitter em todo mundo.
— Washington Commanders (@Commanders) July 3, 2020
Relação com anunciantes
A provável extinção do Redskins enquanto nome de franquia da NFL se dá em meio à pressão exercida por anunciantes. Nas últimas semanas, conforme registrado pelo site da CNN norte-americana, marcas como FedEx e Pepsi se posicionaram. Para elas, é hora de fazer a mudança. Mudança essa que anos atrás foi rechaçada por Dan Snyder, dono do time. “Nunca”, disse ao ser questionado, em 2013, se a equipe em algum momento mudaria o nome.
Após quase um século como Washington Redskins sem que o nome incomodasse as gerações anteriores, agora passou a incomodar? E como ficam as pessoas que gostam do nome da franquia?