O submarino Titan desapareceu no início da semana, quando levava turistas aos destroços do Titanic, no fundo do Oceano Atlântico, próximo à costa do Canadá. O Titanic está a cerca de 3.800 metros abaixo da superfície.
O submarino tem 6,4 metros de comprimento e desapareceu uma hora e 45 minutos depois de mergulhar. Caso ainda esteja funcionando, o veículo subaquático tem menos de 24 horas restantes de oxigênio.
Confira os possíveis motivos para o desaparecimento do submersível, segundo o especialista em submarinos e professor associado da Universidade de Adelaide, na Austrália, Eric Fusil. Ele tratou do assunto com a emissora CNN.
O que pode ter provocado o desaparecimento do submarino que fazia turismo ao Titanic
- Corte de energia
Especialistas suspeitam que o submarino tenha sofrido com um corte de energia e, assim, perdido a sua fonte de comunicação. Não se sabe se o Titan tem uma reserva energética de uma segunda fonte.
- Implosão e inundação
A pressão no fundo do oceano provocaria a implosão da maioria das embarcações. Desta forma, o Titan pode ter sofrido uma implosão seguida de inundação.
- Curto-circuito
Um curto-circuito pode ter provocado um incêndio no submarino. Isso causaria uma fumaça tóxica no espaço pequeno e fechado.
- Emaranhamento
As fortes correntes subaquáticas e o campo de destroços do Titanic podem ter prendido o submarino ou bloqueado seu caminho.