Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos, lançou uma exigência aos países membros do Brics neste sábado, 30. Ele avisou que esses países devem evitar criar ou apoiar novas moedas que possam substituir o dólar americano. A criação de uma moeda do Brics foi defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
A advertência foi clara: caso contrário, os países enfrentariam tarifas de 100% sobre suas exportações para os EUA.
“Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, escreveu Trump em sua rede social, Truth Social.
O Brics é um grupo que inclui economias emergentes e atualmente possui 10 membros. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, recentemente se juntaram ao bloco Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Governo Lula aposta em moeda do Brics
Durante uma reunião do Brics em outubro, realizada em Kazan, na Rússia, o presidente do Brasil, Lula afirmou que é importante criar métodos alternativos de pagamento. Ele defendeu a redução da dependência do dólar nas transações internas do bloco.
Com o Brasil à frente da presidência do Brics em 2025, o país planeja acelerar essa proposta. A medida pode fortalecer o papel do Novo Banco de Desenvolvimento, sob a liderança de Dilma Rousseff.
A iniciativa visa a criar um mecanismo de compensação de pagamentos em moedas locais.
Apesar das declarações de Trump, a Presidência da República do Brasil e o Ministério de Relações Exteriores não emitiram comentários oficiais sobre as exigências do presidente americano.
As relações internacionais de Trump
Além das questões relacionadas ao Brics, Trump também se reuniu com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Na reunião, discutiram a cooperação fronteiriça, comércio, energia e questões do Ártico, além da crise do fentanil, que tem afetado comunidades americanas.
Trump destacou que “discutimos muitos tópicos importantes que exigirão que ambos os países trabalhem juntos para resolver, como a crise do fentanil e das drogas que dizimaram tantas vidas como resultado da imigração ilegal, acordos comerciais justos que não prejudicam os trabalhadores americanos e o enorme déficit comercial que os EUA têm com o Canadá”.
Trump também anunciou que Charles Kushner, pai de seu genro Jared Kushner, será o novo embaixador dos Estados Unidos na França.
Trump sublinhou que Kushner é um “tremendo líder empresarial, filantropo e negociador, que será um forte defensor representando nosso país e seus interesses”. Esta nomeação faz parte de uma estratégia para reforçar as relações diplomáticas com a França.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Excelente!!! O quão insignificante é Lula se comparado à Donald Trump. É tipo comparar M3rD4 com OURO.
Cara Dona Redação: já que estamos em tempos de fake news, teorias conspiratórias e da empresa narrativa s/a, tenho também uma leve intenção de fruticar. O Lula, a Gleisi, Hadad e o PT estão fingindo que o Campos Neto é o responsável pela alta do dólar, que chegou a 6, pila. Na verdade eles escondem as verdadeiras intenções. Para eles está tudo bem e torcem para que o dólar bata nos 7 pila. Por que? Assim fortalecerá a idéia dos BRICS que o dólar é o instrumento mortal do imperialismo capitalista e aí terão um motivo para criarem uma nova moeda. A explosão da economia brasileira ficará por conta do Bolsonaro, Trump e Elon Musk. E o Maduro poderá invadir o Brasil e conquistar algum território próximo a área comprada pela China…
Grande Donald Trump!
“Manda quem pode; obedece quem tem juízo”. Entendeu, lula?
Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!
100% de taxa de importação nos EUA ?
Aí lula , fala outra vez para os chineses sobre essa “nova moeda”, eles vão adorar afinal não exportam nada para os EUA , né?
Parabéns Trump