O ex-presidente dos EUA Donald Trump disse que o discurso do atual presidente, Joe Biden, é “uma vergonha” para o país. O atual chefe do Executivo norte-americano realizou o discurso do Estado da União nesta quinta-feira, 7. O republicano fez comentários ao vivo na sua rede social, a Truth Social.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Ele está tão bravo e louco”, escreveu Trump. “Esse pode ser o discurso do Estado da União mais irritado, menos compassivo e o pior já feito. Foi uma vergonha para o nosso país.”
Trump esteve acompanhando todo o discurso de Biden e aproveitou para realizar diversas críticas. Ele comentou diversos assuntos, como a invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, e a crise migratória que os EUA têm enfrentado.
“Quer a mídia fake news goste de admitir ou não, houve uma tremenda distorção e mentiras nesse discurso”, disse Trump, na Truth Social. “Mas o povo do nosso país entende, e eles sabem que 5 de novembro será o dia mais importante na história de nossa nação!”.
Leia também: “EUA: Biden reafirma apoio ao aborto e ataca Trump em discurso”
Em 5 de novembro acontecem as eleições norte-americanas para presidente, data em que Trump e Biden devem se enfrentar. O atual presidente aproveitou o discurso do Estado da União para comentar seus feitos legislativos, mas também aproveitou para falar com os norte-americanos que sua proposta política é diferente da adotada pelo republicano.
Biden critica falas de Trump
Embora não tenha citado o nome de Donald Trump, Biden fez diversas críticas diretas ao governo anterior. Ele discursou com um tom político, voltado para a campanha eleitoral.
Sobre a crise migratória que os EUA enfrentam na fronteira com o México, Biden criticou indiretamente Trump. “Não vou demonizar imigrantes, dizendo que são veneno no sangue de nosso país”, disse o democrata.
Durante comício de campanha em New Hampshire, Trump comentou a crise migratória e disse que os imigrantes que entram nos EUA estão “envenenando o sangue de nosso país”. Na última terça-feira, 5, ele também chamou a crise de “invasão”.
Leia mais: “Nikki Haley abandona disputa contra Trump”
A frase de Trump foi comparada com a “envenenamento do sangue”, escrita pelo nazista Adolf Hitler em seu livro Mein Kampf. O alemão criticou a imigração e a miscigenação. O ex-presidente norte-americano, por sua vez, negou qualquer comparação com Hitler e disse que nunca leu seu livro.
“Temos milhões de pessoas invadindo nosso país”, afirmou Trump. “Isso é uma invasão. Esta é provavelmente a pior invasão.”
Discurso de Biden
Desde o início do discurso, Biden atacou o adversário. Entre outras coisas, acusou o ex-presidente de “se curvar” diante de Vladimir Putin, presidente da Rússia. Ele também disse que a liberdade e a democracia estão “sob ataque” nos EUA.
“Meu antecessor, um ex-presidente republicano, disse a Putin: Faça o que quiser”, afirmou Biden, no discurso do Estado da União. “É uma citação. Um ex-presidente realmente disse isso, se curvando a um líder russo. Acho isso escandaloso. É perigoso e é inaceitável!”
O discurso foi realizado no Congresso norte-americano, com a presença de parlamentares. Ao lado do presidente, os congressistas do Partido Democrata o aplaudiram. Enquanto isso, os republicanos ficaram sentados.
Leia também: “Biden e Putin trocam xingamentos: ‘FDP’ e ‘caubói de Hollywood'”
“Desde o presidente Lincoln e a Guerra Civil, nunca nossa liberdade e democracia foram atacadas em nosso país, como estão sendo hoje”, disse Biden.
O democrata também tentou destacar conquistas econômicas de seu governo, principalmente sobre a recuperação depois da pandemia de covid-19.
“Assumi o cargo determinado a nos ajudar a superar um dos períodos mais difíceis da história de nossa nação”, afirmou Biden. “Não aparece nas notícias, mas em milhares de cidades e vilarejos, os norte-americanos estão escrevendo a maior história de recuperação já contada.”
Biden, gaga, mentiroso, manipulado, imbecil