Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, está sendo investigado criminalmente pelo Departamento de Justiça por ter insuflado manifestantes a invadirem o Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. As informações foram reveladas pelo jornal norte-americano Washington Post, nesta quarta-feira, 27.
De acordo com a reportagem, os investigadores apreenderam registros telefônicos dos principais assessores de Trump e examinam conversas envolvendo o republicano. Autoridades também estão questionando testemunhas sobre aliados do ex-presidente que teriam se mobilizado para organizar um esquema de falsos eleitores.
Na investigação, os promotores têm feito perguntas detalhadas sobre reuniões conduzidas por Trump, a pressão contra o ex-vice-presidente Mike Pence para não aceitar os resultados das urnas e instruções que teriam sido dadas sobre os falsos eleitores. Alguns dos questionamentos, segundo testemunhas que falaram sob condição de anonimato, procuram entender diretamente o papel de Trump nos episódios.
A reportagem mostrou ainda que investigadores do Departamento de Justiça receberam registros telefônicos de funcionários e assessores do governo Trump, incluindo de seu ex-chefe de gabinete Mark Meadows.
Nas últimas semanas, conforme a reportagem, o ritmo de trabalho das autoridades norte-americanas aumentou, com intimações e mandados de busca. O jornal afirma ainda que a equipe de Trump não se manifestou a um pedido de comentário. Já o Departamento de Justiça se recusou a comentar.
A investigação acontece no momento em que uma comissão bipartidária na Câmara procura esclarecer o papel de figuras públicas e manifestantes no episódio considerado um dos maiores ataques da história à democracia norte-americana. Ao todo, oito audiências públicas foram realizadas até aqui. O grupo, porém, não tem poder para iniciar investigações criminais ou acusar juridicamente.
Na terça-feira 26, Trump fez o primeiro discurso em Washington desde que deixou a Casa Branca. Ele disse que o comitê na Câmara é uma armação. “Eles realmente querem me prejudicar, para que eu não possa mais voltar a trabalhar. E não acho que isso vá acontecer.”
Leia também: “Duas mil mulas”, texto de Rodrigo Constantino publicado na edição 112 da Revista Oeste
Só podia mesmo ser o WP. Corja de vagabundos esquerdopatas.
A ‘esquerda’ é um tipo de pandemia, mas a maioria das pessoas está criando anticorpos naturais eficazes.