O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lidera as intenções de voto em 5 dos 6 Estados mais importantes da corrida presidencial norte-americana, exatamente um ano antes das eleições.
É o que revela uma pesquisa publicada pelo jornal The New York Times, neste domingo, 5.
De acordo com os resultados do levantamento, o atual presidente Joe Biden perderia nas urnas para seu provável rival republicano Trump de 4 a 10 pontos percentuais no Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada e Pensilvânia.
De acordo com a pesquisa, realizada pelo próprio jornal em parceria com a Faculdade Siena College, Biden está à frente do ex-presidente apenas em Wisconsin, por 2 pontos percentuais.
Os eleitores consultados nos Estados-chave que discordam das políticas apresentadas pela gestão de Biden, que não os favoreceram nos últimos anos.
Outra questão criticada na pesquisa é a idade do democrata, que completa 81 anos no final deste mês. Ele é considerado o presidente mais velho da história dos Estados Unidos. Para 71% dos entrevistados, Biden é “muito velho” para ser um presidente eficaz.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Trump é preferido por diversos públicos
O favoritismo do ex-presidente no levantamento abrangeu homens e mulheres, pessoas com e sem diploma universitário, de todas as faixas etárias e níveis de rendimento.
A pesquisa destacou que a coalização de Biden aparentemente está se desgastando.
Entre os eleitores jovens, com menos de 30 anos, o atual presidente lidera por apenas 1 ponto percentual, enquanto a preferência do democrata entre os hispânicos caiu para um dígito.
O levantamento também mostrou que na questão econômica, 59% dos eleitores afirmaram confiar mais em Trump do que em Biden para administrar o país.
Os eleitores negros, que são parte importante do eleitorado de Biden, agora registram 22% de apoio a Trump nos cinco Estados-chave.
Segundo o The New York Times, esse patamar jamais foi visto em eleições presidenciais para um republicano nos últimos tempos.
A margem de erro em cada Estado na pesquisa de domingo é de 4,4 a 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos, do que a vantagem de Trump na Pensilvânia, por exemplo.
Estados Unidos, quem te viu e quem te vê……Trump mais apertado que cachimbo em boca de idiota, cheio de acusações de fraudes, sonegação etc a caminho da presidência. Aliás, depois do episódio daquele deputado filho de brasileiros no EUA (tinha que ser brasileiro) o probo George Santos não há muito mais que se falar…..é como o titulo de um filme já bem antigo, mas muito bom “Deu a Louca no Mundo”. É isso ai.