Em discurso proferido durante a posse do novo secretário de Saúde dos Estados Unidos, Robert Kennedy Jr., nesta quinta-feira, 13, o presidente Donald Trump afirmou que vai assinar uma ordem executiva para estabelecer uma comissão do presidente, para tornar a “América saudável novamente”.
Segundo Trump, os EUA gastam mais dinheiro em saúde do que qualquer outro país no mundo. Porém, mesmo assim, os cidadãos ficam mais doentes a cada ano. O fato sugere que algo está errado.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Nas últimas décadas, vimos aumentos alarmantes nas taxas de câncer em todas as faixas etárias, incluído mais de 40% no câncer infantil, desde 1975, e uma explosão de doenças crônicas infantis”, afirmou o presidente. “Não muito tempo atrás, uma de cada 10 mil crianças tinha autismo. Agora é uma de cada 36. Dá para acreditar? Tem algo errado, e eu acho que é algo que pode ser descoberto. Bob [Robert Kennedy Jr.] vai descobrir o que é.”
O novo líder dos Estados Unidos ainda chamou a atenção para um problema militar. Quase 80% dos jovens adultos não se qualificam para o serviço na maioria das vezes por motivos de saúde.
Donald Trump: 'Não muito tempo atrás, 1 em cada 10.000 crianças tinha autismo. Agora, 1 em cada 36 crianças tem autismo. Houve um aumento de mais de 40% nos casos de câncer infantil.
— Tradutor de Direita (@TradutordoBR) February 14, 2025
Tem algo errado, e vamos descobrir o que é.' 🇺🇸🇧🇷 pic.twitter.com/5RLrvprrcN
“É por isso que assinarei uma ordem executiva que estabeleça a comissão do presidente para tornar a América saudável novamente”, finalizou Trump.
Robert Kennedy Jr. diz que Trump luta contra o lobismo
![Trump e RF Kennedy Jr. se cumprimentam](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/11/Trump-e-Kennedy.jpg)
Em seu discurso de posse como secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Robert Kennedy Jr. afirmou que o país precisava de alguém disposto a lutar para desafiar ortodoxias, ficar no caminho de lobismo e quebrar instituições. Segundo ele, essa pessoa é Donald Trump.
Robert F. Kennedy Jr.: 'Por 20 anos, eu me levantei todas as manhãs e rezei para que Deus me colocasse em uma posição em que eu pudesse acabar com a epidemia de doenças crônicas infantis.' 🇺🇸🇧🇷 pic.twitter.com/t0hpIXWG9u
— Tradutor de Direita (@TradutordoBR) February 14, 2025
Sobre o novo cargo, disse que rezou a Deus por 20 anos, todas as manhãs, para que pudesse acabar com a epidemia de doenças infantis.
“Trump prometeu restaurar o sonho norte-americano”, disse Kennedy Jr. “Uma pessoa saudável tem mil sonhos, enquanto um doente tem apenas um. E 60% da nossa população tem apenas o sonho de ter saúde. Não podemos ser uma nação forte se o nosso povo estiver doente.”
Leia também: “O homem forte de Trump”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 254 da Revista Oeste
A confirmação de Kennedy Jr. para o Departamento de Saúde dos EUA veio em votação acirrada no Senado. Dos cem senadores, 52 votaram a favor, enquanto 48, contra. O político é filho do ex-senador assassinado Robert F. Kennedy e sobrinho do ex-presidente assassinado John F. Kennedy. Ele é conhecido por ser cético a vacinas e por alegar que elas estariam ligadas a casos de autismo, argumento já refutado por pesquisas científicas.