Donald Trump venceu as primárias presidenciais republicanas no Estado de Dakota do Norte nesta segunda-feira, 4. Este resultado acontece em momento significativo: um dia depois de Nikki Haley conquistar pela primeira vez o voto do eleitor, com vitória em Washigton DC., e na véspera da Superterça.
A Superterça é quando um grande número de Estados realiza suas primárias para as eleições presidenciais.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O ex-presidente dos Estados Unidos e a ex-embaixadora do país nas Organizações das Nações Unidas (ONU) disputam a vaga pela nomeação presidencial do Partido Republicano para o pleito de 2024, que ocorre em novembro.
Entenda a disputa por delegados dentro do Partido Republicano
A vitória de Trump em Dakota do Norte concedeu a ele todos os 29 delegados do Estado, de acordo com as regras estaduais.
Um candidato presidencial precisa de 1.215 delegados para garantir a nomeação do partido. Com a vitória nas primárias de Dakota do Norte, Trump tem 276 delegados, enquanto Haley possui 43.
Leia também: “Superterça: Estados vão às urnas para escolher candidatos à Presidência dos EUA”
Os candidatos à Casa Branca estão com as atenções voltadas para esta terça-feira, 5, quando acontece a chamada Superterça.
Neste dia, estão em jogo os votos de um total de 865 delegados republicanos.
Os resultados virão de 16 Estados em disputas que representam o maior número de delegados se comparado a qualquer dia nas primárias presidenciais.
Leia também: “Nikki Haley vence primárias do Partido Republicano na capital dos EUA”
Trump e o presidente Joe Biden, democrata, estão dominando suas corridas e ficando cada vez mais perto de ganhar as nomeações de seus partidos ainda neste mês.