Rodrigo Cortês, gerente do Valle Nevado Ski Resort, no Chile, causou polêmica ao chamar turistas brasileiros de “poodle“. Ele fez a declaração em entrevista à revista Veja.
De acordo com o gerente, “o brasileiro parece com um poodle, é muito bravo, mas nem tanto”. Ele se refere aos turistas que visitam o resort chileno.
Cortês afirmou que os visitantes do Brasil ficam bravos com os garçons e com os recepcionistas, mas, se os funcionários ameaçarem chamar a polícia, “acaba a valentia”.
Na opinião dele, esses turistas não gostam de normas para nada. Cortês relata também que ocorrem choques culturais entre os hóspedes, “que invadem as montanhas de neve” em busca de diversão nesta época do ano.
Leia mais: “O único hotel da Antártida”
Logo depois que as declarações de Côrtes ganharam repercussão, o Valle Nevado Ski Resort encaminhou um comunicado e se desculpou. A nota foi assinada por Ricardo Margulis, gerente-geral das instalações
“Lamentamos profundamente os termos com que um de nossos gestores se referiu ao público brasileiro, pois isso não representa em nada os nossos valores, o respeito que temos por todas as pessoas e a forma como historicamente nos relacionamos com os visitantes brasileiros. Em nome do Valle Nevado, pedimos desculpa pelas declarações publicadas na coluna Gente, da Veja – veículo de imprensa com o qual mantemos relacionamento profissional e amigável – e reitero que os conceitos utilizados por um de nossos executivos não representam, nem nunca representaram a opinião que temos sobre os brasileiros, que há mais de 30 anos consideramos parte fundamental da família Valle Nevado”.
Ao todo, 70% das diárias no Hotel Valle Nevado são de brasileiros
O Hotel Valle Nevado é composto de 258 habitações, com 570 camas e 70% das diárias da temporada 2023 são preenchidas por turistas brasileiros. Quando estão com as acomodações lotadas, chegam a receber 650 pessoas.
Visitantes acostumados a passear por Bariloche trocaram as pistas argentinas pelas do Chile, em virtude dos valores mais em conta das diárias. O valor mínimo é de R$ 560. O centro de ski fica perto da Cordilheira dos Andes.
É impressionante a baixa estima desse povo!!!! Em alguns lugares somos reconhecidos como um povo alegre e bastante descontraído . Com certeza existem os mal educados, mas isso tem em todas as partes do mundo, e não quer dizer que o povo TODO seja mal educado. Sou descendente de italiano, o que dizer então??? O gerente em questão foi muito mal treinado, ou não está a altura do cargo. Se isso incomodou não volte mais no lugar, simples assim!!!! Vocês já trataram com um rico árabe??????
Para mim brasileiro não sabe andar nem em escada rolante. Quando viajo encontro o portão de embarque do voo para Ratolândia pelos gritos, o falar alto e a falta de educação generalizada.
Estive em Valle Nevado esse ano . O serviço é péssimo e a mão de obra é extremamente mal educada , gerando um contraste enorme entre as tarifas cobradas e a qualidade do serviço .
Não vi nenhum comportamento de algum brasileiro, minimamente inadequado.
Acho que esse gerente deveria ser demitido
Está certo o funcionário. Brasileiro, no geral, não tem educação mesmo. Temos muito o que aprender, a começar por aceitar este tipo de crítica. Realmente passamos vergonha no mundo por nossa má fama. Só olhar o Presidente que temos, suas ações e falas.
Tenho orgulho de ser brasileira, no entanto, quando viajo em grupo, com brasileiros, sinto que alguns não têm uma boa educação, inclusive, não sabem conviver bem em grupo e respeitar o direito do outro.
Alguns esquecem que não estão no Brasil e se comportam de forma repreensível, que
envergonham quem os acompanham.
Me solidarizo com o gerente do hotel Nevada. Os brasileiros são sim muito folgados, sem educação e é uma tristeza muitas vezes ser reconhecido como brasileiro no meio de alguns desses Poodles
O brasileiro é mal educado. Fala alto, fura fila, não respeita o ambiente, mas não justifica o tal gerente fazer uma declaração infeliz desta. É possível conviver com má educação.
Transfiram o PATIFE, para um hotel pet.
QUÊ CACHORRADA!
É verdade que o Brasileiro tem uma certa falta de educação, mas por outro lado os chilenos para que trata com eles no dia a dia do trabalho, são pessoas muito sem educação. Também um Gerente de hotel cujo o trabalho dele depende de brasileiros (70% da ocupação) , não tem nenhuma consciência profissional em dar uma declaração desta a uma revista brasileira. Em minha empresa seria demitido imediatamente.
Vamos ser sinceros: o brasileiro é um povo sem noção e adora dar show. Eu vi com meus olhos e escutei com meus ouvidos, na Catedral de Santiago de Compostela durante uma missa ocorreu o seguinte: tem vários confessionários pela Catedral, eu estava perto de um, vem uma senhora e se ajoelha e começa a sua confissão. Acredite se quiser, vem uma brasileira e senta do lado da senhora que está de joelhos se confessando, grudada nela. O padre pede para a xereta sair, a brasileira peita o padre dizendo que não tem lugar pra sentar e vai ficar lá porque está cansada. O padre teve que sair do confessionário e chamar o segurança. Quando o segurança chegou perto, ela saiu correndo. Um espetáculo.
É duro engolir ofensas, mas a verdade é que Zucas detestam normas e regras mesmo. Até em uma academia de ginástica dão exemplo de incivilidade e egocentrismo, sentam-se nos equipamentos para fuçar em suas redes sociais e lá permanecem por vários minutos. E as tais bicicletas, elétricas ou não, circulando sobre calçadas, na contramão, furando a sinalização de trânsito, andando em velocidade incompatível entre idosos e crianças? Enfim, Zucas são mesmo uma praga é pior, não se enxergam mesmo.
A falta de educação do brazuka é notória em toda parte, e como turista o sujeito “se acha”, mas isso não empodera o funcionário para a sua frase infeliz.
Não vi nada demais.Ofensa zero. A frase dita pelo gerente é equivalente à: “Cão que muito ladra não morde.”
O pior é que a gente sabe que tem alguma verdade nessa declaração dele.
O gerente tem razão. Somos indignados, bravos contra os absurdos que acontecem no Brasil, entretanto, os políticos, que nos representam, nada fazem, têm medo, são covardes, são poodles.
Quem tem costume de viajar para o exterior sabe que, particularmente quando em grupos, nossos compatriotas não raramente se comprotam de forma arrogante e espalhafatosa. Reproduzem o comportamente que ostentam aqui.
Nunca fui, não vou e nem nunca irei a essa bosta gelada.
Um chileno falando mal de brasileiros?
Quem são eles pra falar mal de quem quer que seja.
Não se enxergam mesmo né.
Tomara que os turistas brasileiros deixem esse pulgueiro às moscas.
Esse cara deve ser demitido.
Lamento ter que reconhecer que os brasileiros no exterior não gostam de seguir regras e normas. Isso nos denigre e o único caminho para mudar essa imagem é sermos educados e aprendermos a respeitar a cultura alheia.
Esse rapaz quis aparecer e falou bobagem sem turistas o espaço não sobrevive “péssimo gerente” a rede já veio a público e se desculpou. Deveria ser demitido. Quem contratou e ele.
Mas que Brasileiro não gosta de cumprir regras “ infelizmente é verdade”
Eu teria chamado de Pintcher…
Lamento dizer, mas “turista” chileno, peruano ou argentino..só vem ficar fazendo malabaris nos farois ou batendo carteira na paulista…brasileiro MERECE, pois não se dão o valor…povo trouxa! Acreditam PIAMENTE que o mundo nos adoram, por sermos tâo amistosos.
Quando vem alguém de fora por aqui, muitos acham que tem que puxar saco e tentar falar a língua do ditto cujo, agora quando visitamos um país de fora temos que nos virar, o que é o correto! Para quê puxar saco de gringo?
Lamento dizer, mas infelizmente o brasileiro é muito mal educado mesmo e não gosta de seguir regras. Precisa evoluir.
Infelizmente brasileiro so tem uma regra que segue…a regra do jeitinho brasileiro. Ta certo o funcionário do hotel